“A generosidade consiste em dar antes que nos seja pedido.” – Provérbio árabe

O calendário deixou cair suas páginas, uma a uma, até chegar à última: dezembro, tempo apropriado para reflexão e para celebrações repletas de espiritualidade e significado. Um momento em que nós, seres humanos, ficamos mais sensibilizados – e nossos pensamentos e ações traduzem esse estado emocional.

Tempo de pensar no próximo e de fazer com que o 5 de dezembro, proclamado pelas Nações Unidas como Dia Internacional dos Voluntários, nos permita valorizar essa ação, por meio da qual cada um de nós, por vontade própria, tem a possibilidade de investir energia, conhecimento e recursos a serviço de quem mais necessita, sem receber algo em troca.

Dezembro é uma ocasião para que a nossa ação solidária transcenda e faça quem nos rodeia compreender que a verdadeira generosidade com o futuro consiste em construir o presente. Nós, rotarianos, somos voluntários. Por meio do serviço, vamos ao encontro dos demais, mudando a vida de quem ajudamos e enriquecendo a nossa própria, com trabalho em conjunto e generosa entrega.

Uma história
Ser voluntário oferece sempre uma oportunidade para agir. Gostaria de compartilhar com vocês uma ação muito significativa vivida por mim no último dia 26 de outubro durante uma reunião do Conselho Diretor do Rotary International. Nesse dia, todos nós, diretores e cônjuges, realizamos uma tarefa direcionada à ONG Feed My Starving Children (Alimente Meus Filhos Famintos, em inglês). Junto a outras pessoas, membros de igrejas, grupos comunitários, civis, estudantes e famílias, nos reunimos para trabalhar num centro localizado nos arredores de Chicago, com o propósito de preparar pacotes com alimentos para crianças que sofrem com a fome em países como Afeganistão, Haiti, Peru, Equador e Filipinas, entre outros. Mais de 120 pessoas dedicaram seu tempo de forma organizada, embalando o alimento em pacotes que levam nutrientes indispensáveis para que milhões de crianças sobrevivam.

Maior é aquele que serve
Naquele sábado, naquele lugar, um total de 4.950 dólares foram destinados para que preparássemos 22.680 pacotes com alimentos, o suficiente para que 67 crianças comam durante um ano inteiro. Esse foi o trabalho de apenas um dia, mas esses centros – nove, no total – funcionam todas as quartas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos. Nos últimos 10 meses, 48 mil voluntários prepararam um total de 12 milhões de porções de alimentos. Uma experiência inesquecível e um trabalho louvável!

Por que apresentei esse exemplo? Porque é preciso divulgar o que tanta gente boa faz para ajudar os mais necessitados. Como disse o papa Francisco ao iniciar seu pontificado, “o verdadeiro poder está no serviço… maior é aquele que serve, que está a serviço dos demais”. “Como Ele, que não veio para ser servido, mas sim para servir.”

Inspirados pelas palavras dele e diante da proximidade do Natal, Luis e eu os convidamos a reforçar nosso compromisso de Viver Rotary, Transformar Vidas, trabalhando por um mundo mais justo e digno para todos.

Com um forte abraço, enviamos nossos melhores desejos de festas repletas de alegria, paz e felicidade, e abençoadas por Deus.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 do Rotary International.