Desafio e oportunidade

mar 24, 2021

Em março do ano passado, a Organização Mundial da Saúde declarou que a Covid-19 havia se tornado uma pandemia. Hoje, o coranavírus continua causando danos: tira vidas, sufoca economias e vem alterando nossa sociedade drasticamente. De modo desproporcional, as maiores vítimas têm sido as populações pobres, provocando um maior agravamento da desigualdade.

Mesmo que alguns países tenham se saído melhor que outros no controle dessa doença mortal, o rápido desenvolvimento de vacinas está nos aproximando do fim dessa estranha realidade de isolamento social.

Esse capítulo sombrio da história é, também, uma oportunidade para o Rotary ao nos conscientizar do impacto que podemos causar com a Fundação Rotária quando nos empenhamos em ajudar o próximo e em viver segundo nossos ideais mais elevados. Ele serve também para nos lembrar do espírito verdadeiramente internacional que temos e do ânimo necessário para nossa recuperação plena depois dessa época sem precedentes.

Durante a pandemia, temos testemunhado muita compaixão, sacrifício, amizade e bom humor. Cabe aqui mencionar a mensagem de John Kennedy aos norte-americanos: “Escrita em chinês, a palavra crise é composta de dois caracteres: um representa o perigo e o outro, a oportunidade”.

Juntos, fizemos muito para nos adaptar à pandemia de Covid-19, para continuar cuidando dos lugares em que vivemos, e estamos aproveitando para fazer parte do empreendimento mais complexo da história: vacinar mais de 7 bilhões de pessoas.

Isso não significa, de forma alguma, que nos desviaremos do nosso compromisso com a erradicação mundial da poliomielite, que continua sendo nossa maior prioridade e o único programa corporativo que temos.

Ao contrário, podemos dar continuidade à vacinação e às atividades de vigilância da poliomielite e, ao mesmo tempo, aplicar toda essa nossa experiência no enfrentamento da Covid-19. Todos nós temos um papel a desempenhar no combate à desinformação e à crescente resistência à vacinação. Nossa atuação será fundamental na difusão da mensagem de que as vacinas salvam vidas. Precisamos trabalhar em estreita colaboração com os governos e apoiá-los nas campanhas de imunização. Precisamos acrescentar mais histórias às cerca de 3.000 já cadastradas no Rotary Showcase sobre projetos que vêm ampliando a conscientização das pessoas a esse respeito, fornecem equipamentos de proteção individual e apoiam profissionais da saúde em atuação na linha da frente.

Como disse Aristóteles, os seres humanos são animais sociais. Porém, embora a Covid-19 nos tenha privado de muitos dos nossos hábitos, isso não nos impede de formar conexões e fazer a diferença de outras formas. Nos próximos meses, veremos nossos associados encontrarem novos meios para canalizar seu espírito humanitário por intermédio da Fundação Rotária, que está constantemente se adaptando para superar desafios. Todo associado tem um papel nessa empreitada e descobrirá que, independentemente da forma que escolha para ajudar seus semelhantes, ele jamais estará só.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.