Desafio da nossa geração no Rotary

out 14, 2021

Um dos desafios que enfrentamos no espaço e no tempo em que vivemos como uma geração no Rotary é o de sustentar uma cultura organizacional forte.

Para atingirmos esse objetivo, nossos valores institucionais constituem um elemento fundamental, que deve ser compartilhado de forma intensa e abrangente.

Quanto mais associados conhecerem, aceitarem e priorizarem os valores que nos unem, e quanto mais estiverem compromissados com eles, mais forte será a nossa cultura organizacional. Isso terá muita influência no comportamento de cada integrante do nosso quadro associativo e criará os espaços necessários para que desenvolvam as suas capacidades em busca do sucesso da organização.

Uma cultura organizacional forte reduz a rotatividade dos membros da organização e mostra um acordo sólido em relação a seus objetivos e às prioridades do seu plano estratégico, alcançando a unanimidade de propósitos.

Isso estabelece a coesão, a lealdade e o compromisso, qualidades que diminuem a propensão a deixar a organização e, ao mesmo tempo, empoderam e dão sentido de pertencimento, porque fidelizam os associados e fortalecem a organização.

Em síntese, uma cultura organizacional forte, baseada em valores, nos proporciona uma organização mais vigorosa, não somente com capacidade de se adaptar às mudanças, mas também de libertá-las de sua própria marca, tal como corresponde à organização humanitária mais importante que o mundo tem hoje para mudar vidas: o Rotary. Por isso mesmo, seus valores e princípios são imutáveis.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-22 do Rotary International.