De volta à Nasa um ano depois

ago 21, 2017

Aos 17 anos, Mylena Peixoto está se preparando para sua segunda viagem à Nasa. A estudante, que sonha ser astronauta, conquistou a única bolsa que a agência espacial americana ofereceu ao Brasil para um curso de duas semanas assinado pelo seu diretor. “Eu não esperava. Todo mundo da escola em que eu estudo está vibrando muito. Todo mundo já chorou de emoção, eu já chorei muito”, conta Mylena.

Natural da cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Estado do Rio de Janeiro, a estudante foi personagem da nossa reportagem de capa em dezembro de 2016, logo depois de retornar de sua primeira visita oficial à sede da Nasa. No ano anterior, como estudante do ensino médio da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, uma das unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica em Campos, Mylena havia integrado o projeto internacional Caça aos Asteroides e ajudou a descobrir cinco desses corpos celestes. Sua dedicação a esse trabalho e ao Clube de Astronomia Louis Cruls rendeu o convite para se juntar ao grupo que visitou a Nasa naquela ocasião. Com o apoio financeiro fundamental dos Rotary Clubs de Campos, Campos-São Salvador e Campos-Goitacazes, RJ (distrito 4750), a viagem se tornou realidade.

Desde então, a vida de Mylena não parou de mudar. Ela recebeu do Colégio CPM, no município fluminense de Nova Friburgo, uma bolsa integral para cursar a turma preparatória para o concurso de admissão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e, acolhida pelas irmãs doroteias, passou a morar no Colégio Nossa Senhora das Dores, naquela cidade.

A nova viagem para a Nasa está prevista para outubro. Com estadia e alimentação garantidas pela agência espacial americana, Mylena está outra vez buscando apoiadores para conseguir o dinheiro das passagens de avião. Além de fazer o curso, ela aproveitará a oportunidade para conhecer universidades na Flórida e tentar dar início a um novo projeto: cursar engenharia aeroespacial em uma universidade americana.