Colunistas

Das árvores à floresta

nov 3, 2022

Muitos de vocês se lembrarão do meu desafio aos Rotary Clubs quando fui presidente do Rotary International em 2017-18: o plantio de uma árvore por associado em prol do meio ambiente. Graças a vocês, estimamos que mais de 4 milhões de árvores tenham sido plantadas – uma floresta e tanto, não é mesmo?

Este mês, quando celebramos a Fundação Rotária, lembremos que cada projeto da Fundação é como plantar uma árvore. A cada muda de esperança, saúde e paz, fazemos um investimento no futuro que, um dia, se transformará em algo ainda maior.

O Rotary plantou uma dessas árvores no Sri Lanka, onde as mais de 2.000 crianças que todos os anos nascem com problemas cardíacos congênitos agora podem passar por uma cirurgia corretiva que lhes permite chegar à idade adulta. Os rotarianos locais identificaram a necessidade de tornar essa cirurgia mais acessível e reuniram 17 distritos que contribuíram com doações do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC). Depois que a Fundação equiparou esses fundos, um Subsídio Global de US$ 365 mil foi usado para criar o primeiro banco de tecidos de válvulas cardíacas humanas no Sri Lanka, com o governo fornecendo o espaço, pessoal qualificado e suprimentos para garantir a sustentabilidade.

A visita que fiz ao banco de tecidos em 2017 foi uma experiência inesquecível. Mas já vi inúmeras outras grandes “árvores” plantadas em nossas sete áreas de enfoque. Plantamos o Polio Plus em 1985 e ele se tornou uma das maiores iniciativas de saúde pública da história, ajudando a reduzir os casos de poliovírus selvagem em 99,9%. Em diferentes partes do mundo, sete Centros Rotary pela Paz também criaram raízes e agora dão frutos, à medida que dezenas de promotores da paz e líderes comunitários desenvolvem as habilidades necessárias para tornar o mundo mais protegido e seguro.

Há mais de uma década a Charity Navigator, uma agência independente, tem dado sua classificação mais alta à Fundação Rotária. Por quê? Nossas despesas gerais são bem menores do que as da maioria das organizações similares – 89% das doações à Fundação foram utilizadas em programas e operações em 2021-22. Não só somos administradores eficientes como a exigência do Rotary de uma avaliação das necessidades da comunidade para obtenção de Subsídios Globais ajuda a garantir a sustentabilidade dos nossos projetos. E vocês podem confiar na Fundação, pois ela é administrada por seus companheiros do Rotary.

No entanto, apenas 38% dos nossos associados apoiam ativamente a grande instituição caritativa de nossa própria organização. Podemos e devemos melhorar. Assim como desafiei vocês a plantar árvores quando fui presidente do Rotary International, agora, como chair da Fundação, gostaria de desafiar cada clube a fazer um plano de doações para a Fundação Rotária este ano.

Imaginem nosso impacto – a grande floresta do Rotary de esperança e paz que florescerá – e doem hoje.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.