Da experiência à paixão pela nossa Fundação Rotária

abr 19, 2021

selo col curadorNa coluna de março, lançamos o Fórum: Os Desafios do Futuro da nossa Fundação Rotária com o intuito de desenvolver um pensamento coletivo das práticas atuais da Fundação e do que esperamos alcançar num futuro próximo.

Estudiosos definem que a melhor maneira de alcançar uma percepção positiva está diretamente relacionada a vivenciar uma experiência concreta. Nesse sentido, o aumento da percepção depende de que, cada vez mais, nossos clubes participem de algum programa, quer seja ele humanitário, quer seja educacional, quer seja a erradicação da pólio.

Parece claro que os clubes que recebem um Subsídio distrital para melhorar um serviço de acolhimento para crianças, ou participam da comissão de projetos no gerenciamento de um Subsídio Global para instalação de filtros para água potável, ou patrocinam bolsa educacional ou um participante em Centro Rotary pela Paz transformam essas jornadas em momentos inesquecíveis que marcam para sempre a alma dos envolvidos.

Isso é o que chamamos viver a experiência! Os associados vivem a experiência concreta, desde a motivação ao assumir um novo desafio, por meio do uso de técnicas para o levantamento das necessidades da comunidade, passando pelo plano de financiamento, a execução de cada etapa, agregando companheiros em níveis local e internacional na busca por parceiros, alcançando com emoção a entrega junto aos beneficiários – que podem ser as crianças do serviço de acolhimento, as famílias que recebem água limpa e os bolsistas educacionais, dentre tantos outros.

A experiência de implantar um projeto humanitário capacita lideranças transformadoras e apaixonadas!

Os distritos brasileiros, nos últimos oito anos, implantaram um número maior de projetos financiados por meio de Subsídios Globais, com um crescimento de 335% no período, com aumento de 0,36 projetos por distrito em 2014 para 1,96 projetos por distrito em 2021.

Por outro lado, os seis distritos que mais realizaram projetos representam 45,8% do total, e os demais 25 distritos, 54,2%, demonstrando um enorme potencial para o crescimento.

As boas práticas da troca de experiências entre os distritos, feiras de projetos, capacitação por meio do centro de aprendizado e a consolidação do modelo da Cadre distrital têm papel fundamental nesse processo.

Muito temos feito e muito mais precisaremos, todos juntos, realizar!

Para aumentar a percepção de valor da Fundação Rotária, poderíamos ainda demonstrar, por meio da sequência abaixo, o impacto que os projetos causaram nos beneficiários:

Medir → Reportar → Divulgar

Em projeto na cidade de Jales, mencionado na coluna anterior, como avaliar o impacto da utilização do arco cirúrgico em relação aos pacientes de câncer em tratamento ambulatorial e/ou submetidos a cirurgia? Que vantagens esse equipamento proporcionou aos médicos cirurgiões e profissionais de saúde?

Que interessante seria se pudéssemos realizar avaliação do impacto de um projeto de Subsídio Global, no sentido de mensurar o valor do retorno sobre o investimento social na comunidade!

Queridos amigos, somos otimistas e apaixonados, e certos de que a cada dia estamos aliviando o sofrimento e melhorando, cada vez mais, a vida daqueles que confiam em nossa capacidade de praticar o bem.

Participem do Fórum!

Aguardamos seus comentários sobre os desafios do futuro.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br