Cumprindo nossa promessa

out 3, 2022

Quem são seus heróis no Rotary? Um dos meus foi Clem Renouf, presidente do Rotary International em 1978-79, falecido em 2020. Eu me identificava com ele de muitas maneiras. Compartilhamos a mesma profissão e a nacionalidade australiana, assim como a paixão pela erradicação mundial da poliomielite. Foi a liderança de Clem que nos colocou no caminho certo para abraçarmos essa causa, mobilizando o que hoje é uma parceria global que nos fez chegar muito perto, pela segunda vez na história, da erradicação de uma doença humana.

O que o Rotary e seus parceiros conseguiram é absolutamente extraordinário. Ajudamos a reduzir os casos globais de poliomielite em 99,9%, imunizando mais de 2 bilhões de crianças em 122 países. Só no ano passado, mais de 370 milhões de crianças foram vacinadas em 30 países com mais de 1 bilhão de doses da vacina oral antipólio. Como resultado, estamos vendo números muito baixos de casos. Em agosto de 2020, a região africana da Organização Mundial da Saúde foi certificada como livre do vírus selvagem da poliomielite – uma conquista incrível para os associados do Rotary e um grande passo rumo à erradicação global.

Mas lembrem-se de que enquanto a pólio existir em qualquer lugar ela será uma ameaça para pessoas de todos os lugares, especialmente as crianças. Vocês podem ter ouvido falar de importações da doença para o Maláui e Moçambique, a detecção do vírus da pólio no esgoto no Reino Unido e um caso recente nos Estados Unidos.

Para se manterem ágeis, o Rotary e seus parceiros estão implantando um novo imunizante contra a poliomielite – a nova vacina oral contra o vírus tipo 2 (nOPV2) – para combater a ocorrência do vírus derivado da vacina, também conhecido como poliovírus variante, que continua ameaçando crianças na África e em vários países da Ásia e do Oriente Médio, entre eles o Afeganistão e o Paquistão.

O Rotary continua ativo como sempre. Fazemos um apelo a todos os nossos associados para que entrem em ação e façam parte dessa luta histórica. Envolvam seus clubes e comunidades em 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio. Continuem aumentando a conscientização pública sobre a importância da erradicação da poliomielite e o papel fundamental que o Rotary desempenha nesse trabalho, e realizando eventos e campanhas de arrecadação de fundos. Não se esqueçam de que as contribuições para nossa meta de US$ 50 milhões anuais voltadas à erradicação serão equiparadas em 2:1 por nossa generosa parceira, a Fundação Bill & Melinda Gates.

Assim como Clem, todos nós podemos ser heróis no Rotary, cada um desempenhando seu papel no grande legado da nossa organização. Seja por meio de doações, do aumento da conscientização, da arrecadação de fundos ou do envolvimento na prática, cada um de nós ajuda o Rotary a cumprir sua promessa de acabar com a pólio para sempre.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.