Crie o seu momento Rotary

set 4, 2023

Como foi o seu momento Rotary? Esse momento acontece quando você percebe que fazer parte do Rotary significa mais do que apenas comparecer a reuniões. É quando você se dá conta de que, na realidade, faz parte de algo que muda a vida dos outros e a sua própria.

Nunca esquecerei o momento em que soube da história de Daniel, uma criança haitiana. O curador da Fundação Rotária Greg Podd, que na época servia comigo numa comissão do Rotary International, tentava providenciar a viagem aérea do menino para que ele passasse por uma cirurgia cardíaca urgente por meio do programa Gift of Life. Mas Daniel não conseguia obter o visto para viajar, e os médicos lhe deram apenas alguns meses de vida.

Quando Greg me contou isso, lembrei que o Gift of Life realizava operações no Haiti e que a cirurgia poderia ser feita lá mesmo. Isso foi numa quarta-feira, e Greg não demorou a obter os registros médicos de Daniel. Eu conhecia um cirurgião do Gift of Life que visitava o Haiti uma ou duas vezes por mês, e ele estava no país exatamente naquela época. Na quinta-feira, o cirurgião avaliou os prontuários médicos e disse que poderia operar o coração do menino, mas nos disse que estava com viagem marcada para breve. Greg e eu tivemos que correr contra o tempo para que a criança entrasse no hospital até sexta-feira de manhã.

Daniel e seus pais percorreram 90 minutos em uma scooter pelas estradas esburacadas da zona rural do Haiti para chegar às instalações médicas, e o cirurgião realizou o procedimento com sucesso. Agradecidos, Greg e eu passamos a outros projetos.

Alguns meses depois, recebi um e-mail com uma foto do Daniel. Jamais esquecerei seu rosto sorridente, apesar da cicatriz de 30 centímetros que descia pelo peito, e do que ele escreveu: “Sei que você me ajudou. Você salvou a minha vida. Obrigado”. Isso me marcou bastante.

Em nome do Daniel e de inúmeros outros, expresso minha gratidão a todos os associados do Rotary que ajudaram ou ajudarão alguém este ano.

A beleza do Rotary, especialmente em termos de Fundação Rotária, é que podemos criar esses momentos mágicos a qualquer hora. Basta nos conectarmos com outros rotarianos e falarmos sobre o que estamos fazendo. Nossa rede de apoio, nossos dedicados voluntários e os recursos que temos em mãos cuidarão do resto.

Se duas pessoas são capazes de fazer tanta diferença, imagine o que podemos realizar trabalhando juntos em grupos maiores por meio da Fundação Rotária. Imagine o impacto dos clubes de um distrito unindo forças para empreender projetos financiados por um Subsídio Distrital na área da alfabetização, ou dois distritos de diferentes partes do mundo transformando uma comunidade inteira com um Subsídio Global na área de água, saneamento e higiene.

Se você ainda não descobriu o seu momento Rotary, continue procurando por ele. Servir ao Rotary por meio da nossa Fundação é um ótimo meio de encontrá-lo, e isso certamente mudará a sua vida.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.