Crianças no Quênia estão ajudando a estabelecer a paz

jan 6, 2015

201412_kenya

Monica Kinyua (à direita) e sua irmã, Jane Wanjiru, durante uma visita à sede do Rotary em outubro.

Há décadas que as pequenas comunidades rurais do norte do Quênia vivem um ciclo de violência gerada por desconfiança, recursos limitados e furto de animais.

Monica Kinyua, bolsista do Rotary, e sua irmã gêmea, Jane Wanjiru, fundaram a Children Peace Initiative Kenya (CPI Kenya), uma iniciativa que visa acabar com as guerras entre as tribos por meio da amizade de suas crianças.

Com um Subsídio Global patrocinado por rotarianos de San Diego, EUA, e o Rotary Club de Nairobi, em maio de 2014 elas realizaram um acampamento da paz para crianças em Baragoi, uma das áreas mais perigosas do norte do Quênia. Durante os cinco dias do acampamento, estudantes e professores de três escolas em Turkana e de três escolas em Samburu participaram de atividades para quebrar o gelo e incentivar o entrosamento do grupo. No final de cada evento, as crianças foram incentivadas a fazer amizade com alguém da outra tribo.

Voluntários da CPI Kenya organizaram em Marsabit eventos aos quais as crianças levavam seus pais para conhecer os novos amigos das tribos vizinhas. Como resultado, as famílias formaram um relacionamento amigável entre si.

“Houve um caso em que as famílias chegaram a trocar presentes, como roupas, brinquedos e até cabras”, conta Monica.

Antes das atividades da CPI Kenya, as tribos só conseguiam chegar a um acordo através de negociações armadas. Os acampamentos da paz ajudaram a diminuir a violência na região.

BOLSA DE ESTUDOS DO ROTARY

Em 2011, Monica recebeu uma bolsa de estudos para fazer mestrado em paz e justiça na Universidade de San Diego, mas não tinha condições de pagar pelos custos relacionados a moradia durante seus estudos. Um pouco antes do prazo para confirmar se aceitaria ou não a bolsa, ela foi a uma reunião de um Rotaract Club no mesmo dia em que Carol Kurth, uma universitária de San Diego, estava visitando o clube. A mãe de Carol, a rotariana Janice Kurth, havia recentemente passado 18 meses no Quênia como parte de um intercâmbio profissional do Rotary.

“A Carol deu um dos meus cartões de visita para a Monica e ela me enviou alguns e-mails”, lembra Janice. “Há muitos anos que nosso distrito usava subsídios para custear bolsas de estudos para o programa em que a Monica estava interessada. Expliquei a situação dela ao meu distrito e quando ela foi selecionada como bolsista, me ofereci para ser sua conselheira.”

Quando faltava pouco para a Monica terminar seus estudos, Janice contatou Sudesh Walia, do Rotary Club de Nairobi, e juntas começaram a preparar um pedido de Subsídio Global para apoiar o trabalho de Monica.

Com a divulgação do trabalho das irmãs, mais comunidades estão pedindo a ajuda da CPI Kenya. No final de cada acampamento da paz, líderes comunitários recomendam outros vilarejos que poderão se beneficiar com o programa.

Segundo Monica, além de ajudar a torná-la uma líder mais eficaz, a bolsa de estudos do Rotary ampliou sua rede de apoio. Como resultado, a Interactions for Peace, organização sem fins lucrativos que conheceu em San Diego, e a Universidade de San Diego hoje apoiam os trabalhos da CPI Kenya.

* Rotary News (Arnold R. Grahl)

** Rotary International/Monika Lozinska

Tags: Rotary, Rotary International, 2015, Quênia