Crescer investindo na dinâmica e fundando novos clubes

jan 14, 2013

Ao longo do tempo de minha vida rotária, com mais de 26 anos de clube, venho participando de vários eventos e seminários, sempre observando que nossos dirigentes de distrito tem dado ênfase ao desenvolvimento do quadro associativo. Este número mágico de 1.200 sócios por distrito tem nos rondado e sempre estamos na berlinda. O fato é que para crescer é necessário planejamento e investimento. Nenhum clube consegue crescer sem investir, seja este investimento financeiro ou de tempo de trabalho dos próprios rotarianos.

O Rotary Club de sua cidade tem que se destacar em sua comunidade. Desta forma, destacando-se por meio de bons projetos, ótimas reuniões e direcionamento de mídia, eleva-se a evidência e o clube atrai novos interessados em conhecer a instituição. O tratamento específico a clubes com inércia tem que ser combatido, mas também precisamos dar a oportunidade para a elevação da autoestima dos rotarianos do clube em questão, que, na maioria dos casos, sempre foram atuantes e dinâmicos.

Defendo uma mídia rotária mais agressiva, pois precisamos pensar em conjunto como organizar e realizar uma ação eficaz, o que vem ao encontro do novo Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária. Tornando os projetos mais ágeis, nós ganhamos uma arma poderosa para colocar os clubes em evidência. Para crescer temos que dar ênfase aos tratamentos de clubes que sofrem de inércia.

Se em nossa região distrital há 90 municípios, faz sentido a existência de clubes em apenas 34? É mais que necessário ampliar este número. Os clubes que possuem uma dinâmica bem estruturada devem dar ênfase à fundação de novos clubes em outras cidades, isso fará a diferença e o crescimento será inevitável, pois esta é uma possibilidade real.

Entendo que o Rotary Internacional e os distritos possuam um plano de ação neste sentido. Mas com o tratamento aos clubes que estão na inércia, foco na fundação de novos clubes, e, mais importante, criando e dando condições de toda ordem para aplicação de um projeto rotário de longo prazo, vamos elevar o número de sócios, seja no Brasil ou em outros países.

* O autor é Paulo Roberto Balla, associado ao Rotary Club de Bandeirantes (D.4710)

** Foto: Stock.XCHNG

ARTIGOS