Colunistas
Coração e mente
Para melhorar nossa capacidade de adaptação, o Plano de Ação do Rotary nos convida a sair da zona de conforto e testar coisas novas. Vamos ver dois exemplos de clubes que se adaptaram – um com o coração e o outro com a mente.
No início deste ano, o Rotary Club de Chandigarh Mid Town, na Índia, colocou o coração no seu estilo de liderança. Para engajar as pessoas e aumentar o quadro associativo, o presidente do clube, Nitin Kapur, ligou para todos os ex-associados e os convidou para um encontro.
Oito deles compareceram e os resultados foram estupendos. Os visitantes se conectaram com os associados atuais e puderam sentir mais uma vez aquela sensação de camaradagem e pertencimento que o Rotary lhes proporcionava. Ao fim do encontro, seis dos oito visitantes decidiram retornar à Família do Rotary e juntaram-se ao clube novamente.
O presidente Nitin mostrou coragem ao contatar os ex-associados. Ele não apenas se adaptou e testou algo novo, mas teve a presença de espírito para enfatizar o quanto eles faziam falta na Família do Rotary. Sua coragem foi recompensada.
As pessoas querem se sentir úteis e apreciadas, querem ter um senso de pertencimento. E elas talvez nunca sintam isso se não tivermos a coragem de lhes dizer o quanto são importantes.
Já o Rotary Club de Seoul-Hansoo, na Coreia do Sul, vem testando diferentes modelos de clube. Nos últimos quatro anos, o Seoul-Hansoo criou e manteve quatro clubes satélites: um focado na prestação de serviços, um voltado a músicos, outro baseado em causas e que promove orientação profissional e ainda outro para estudantes universitários.
Esses clubes satélites fazem parte de um plano de cinco anos para aumentar o quadro associativo por meio da inovação.
Qual é o segredo para fundar e manter tantos clubes satélites? A relação entre o Rotary Club de Seul-Hansoo e seus clubes satélites é fluida e sinérgica. Muitos associados dos satélites participam das reuniões do clube padrinho. E muitos dos associados do clube padrinho participam das atividades dos clubes satélites.
Além disso, o foco de cada satélite não foi escolhido ao acaso. Cada um deles apela a diferentes interesses das pessoas no clube patrocinador e na comunidade, atraindo associados atuais e potenciais. Com tanta flexibilidade, essa é uma excelente estratégia para reter e atrair associados. Quem quiser participar, mas não puder comparecer às reuniões do clube padrinho, terá muitas opções.
Esses são apenas dois exemplos de como podemos nos adaptar com nossos corações e mentes. Como cada clube é diferente, recomendo que você converse com os associados do seu clube e os representantes da comunidade sobre a experiência que eles esperam ter e o que você pode fazer para atender às expectativas.
Converse com um número suficiente de pessoas e você encontrará maneiras de se adaptar e disseminar A Magia do Rotary no seu clube.
* A autora é Stephanie A. Urchick, presidente 2024-25 do Rotary International.
** Foto: Lucy Hewett.
Acesse rotary.org/membership e use os recursos disponíveis para aumentar o quadro associativo