Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Convenção 2014 chega ao fim com quebra de recordes e foco na luta contra a pólio

jun 6, 2014

01O presidente do Rotary International, Ron Burton, encerrou a Convenção 2014, em Sidney, lembrando os participantes que lotaram o Allphones Arena do motivo pelo qual eles se associaram ao Rotary.

“Não somos rotarianos por causa de conquistas na nossa vida particular ou profissional, mas sim por causa das pessoas que ajudamos”, disse Ron.

A Convenção foi encerrada no dia 4 de junho, depois de quatro dias de atividades que atraíram 18.000 participantes de 153 países. O presidente Burton incentivou todos a trabalharem mais em benefício do bem comum. “Juntos podemos alcançar nossos sonhos, independentemente de quão grandes. Podemos transformar comunidades por meio de um impacto positivo e duradouro.”

Ron ressaltou que os rotarianos ajudam a transformar vidas por meio do apoio à alfabetização, suprimento de água limpa, atendimento médico a mães e filhos e erradicação da pólio, mas que devemos cuidar para que a complacência não nos prejudique. “Não basta simplesmente comparecer às reuniões ou fazer somente o mínimo necessário”, disse ele. “Temos que constantemente lembrar da responsabilidade que nos cabe.”

HUANG ESTABELECE META PARA O QUADRO ASSOCIATIVO

Associados do Rotary Club de Norman, EUA, e do Rotary Club de Taipei, Taiwan, respectivamente do presidente Ron Burton e do presidente eleito Gary Huang, subiram ao palco para trocarem flâmulas, uma tradição que marca a troca da liderança.

Gary Huang assumirá a presidência do Rotary em 1° de julho, e estabeleceu como meta durante seu mandato aumentar nosso quadro associativo para 1,3 milhão de associados. Segundo ele, o aumento e retenção do quadro associativo são essenciais para alcançarmos nossos objetivos. Ele contou a história de um pequeno clube taiwanês que cresceu de seis para 29 associados depois que as esposas se associaram e trouxeram suas amigas.

“Muitas vezes a pessoa só está esperando você convidá-la”, disse Gary, cuja esposa, Corinna, se associou ao Rotary em julho. “Além da Corinna, meus três filhos também se associaram ao Rotary. Eles foram criados na nossa organização e não foi preciso convencê-los a se tornarem rotarianos.”

Gary, cujo lema para 2014-15 é Faça o Rotary Brilhar, também está incentivando os rotarianos a organizarem Rotary Days durante o ano para ajudar a divulgar o trabalho do Rotary nas comunidades.

“O Rotary Day pode ser um evento para promover a luta contra a poliomielite, um projeto humanitário ou uma festa. O importante é convidar toda a comunidade e mostrar que além de fazer o bem no mundo, somos uma organização divertida.”

2

RECORDES CONTRA A PÓLIO

A poliomielite também foi seriamente confrontada na Convenção de Sidney.

O primeiro marco foi a quebra do recorde com a escalada na Ponte da Baía de Sidney, que levantou dinheiro suficiente para vacinar 240.000 crianças. Em 30 de maio, dois dias antes da abertura oficial da Convenção, 340 participantes subiram a ponte e quebraram o recorde existente. Com 278 bandeiras, o Rotary também conseguiu mais um recorde: o de maior número de bandeiras numa ponte.

E as conquistas não pararam aí. O Maior Comercial do Mundo, a campanha de imagem pública do Rotary para a erradicação da pólio, também entrou no Guinness como a maior campanha de conscientização pública feita com fotos. Mais de 100.000 pessoas de 170 países fizeram upload de suas fotos, incluindo Isabelli Fontana, Michel Teló, Desmond Tutu, Bill Gates, Archie Panjabi, Jackie Chan e muitos outros.

Mas o melhor ainda estava por vir. O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, abriu a Convenção em 1° de junho anunciando que o governo encaminhará 100 milhões de dólares ao programa Polio Plus. Dois dias depois foi a vez de Sir Emeka Offor, vice-presidente-executivo do Chrome Group, anunciar que doará 1 milhão de dólares à Fundação Rotária para ajudar nas atividades de erradicação da pólio.

“Muitos dos meus amigos foram vítimas da pólio”, disse Sir Emeka, que é embaixador do Polio Plus na Nigéria. “Quando ainda jovem, eu prometi que um dia faria algo para livrar a Nigéria desta doença tão cruel.”

Confira outros destaques que aconteceram entre 1 e 4 de junho:

Água limpa. Colaborações e parcerias foram enfatizadas em 30 de maio no Encontro Mundial da Água. Especialistas em água e saneamento falaram que os rotarianos precisam se juntar ao setor privado, ONGs e governos, visando trabalho e resultados eficazes.

Capacitação de jovens. Brett Lee, craque australiano de críquete que fundou a Mewsic; e Maya Ajmera, ex-bolsista da Fundação Rotária que fundou o Global Fund for Children, inspiraram a plateia com sua dedicação a atividades que visam melhorar a qualidade de vida das crianças.

Promoção da paz. Mwila Chigaga, ex-bolsista Rotary pela paz e especialista em assuntos de gênero sexual nas regiões africanas para a Organização Internacional do Trabalho, falou sobre o fornecimento de trabalho decente e oportunidades iguais para homens e mulheres.

Combate a doenças. Renee Saunders, consultora para o Centro Norte-americano para Controle e Prevenção de Doenças, ressaltou a importância de parcerias entre os setores público e privado para que tenhamos uma geração livre da aids. O professor Martin Silink falou sobre os desafios que superou com a ajuda do Rotary, e como ganhou o reconhecimento das Nações Unidas ao combate da diabetes.

* Rotary News (Ryan Hyland e Maureen Vaught)
** Fotos: Rotary International (Alyce Henson)

Tags: Rotary, Rotary International, Convenção 2014, pólio

ARTIGOS

Share This