Contando nossas histórias

jul 1, 2022

Todos os meses, desde que me associei ao Rotary, aguardo ansiosamente a leitura da nossa revista – e, especialmente, desta mensagem de abertura. Admito que, por mais que eu reconheça os benefícios da versão digital, ainda gosto de sentar e folhear as páginas da revista impressa. A sensação é de uma caça ao tesouro de fotos e histórias memoráveis sobre essa grande organização que tanto amamos. Ao longo dos anos, aprendi muito com os projetos de serviço que vocês realizam e com as vidas que ajudam a transformar.

Como profissional de comunicação, sempre sonhei com o dia em que as nossas histórias passariam a aparecer regularmente na mídia convencional e as revistas do Rotary seriam vistas e lidas por muitas pessoas em consultórios médicos, lanchonetes e outros lugares públicos. É ótimo que os associados ao Rotary estejam mais bem informados sobre o que fazemos, e seria melhor ainda se mais pessoas conhecessem as nossas histórias.

Isso estava na minha cabeça quando eu pensava em como promover o Rotary globalmente durante a minha presidência. Ao longo dos próximos 12 meses, lançaremos uma luz sobre projetos que colocam o trabalho do Rotary em destaque mundo afora, e faremos isso de forma estratégica. Nessa turnê planetária que estamos chamando de Imagine o Impacto, Nick e eu chamaremos atenção para iniciativas desenvolvidas nas nossas áreas de enfoque notáveis por seus bons resultados, sustentabilidade e capacidade de ampliação.

Estamos convidando jornalistas de alto nível, pensadores e influenciadores para utilizar seus canais de comunicação e nos ajudar a aumentar a conscientização das pessoas sobre nossa organização, nos aproximando daqueles que querem servir, mas ainda não perceberam que podem fazê-lo por meio do Rotary.

Havia outra questão importante a considerar nesse planejamento: nossa pegada de carbono. Eu levo muito a sério a emergente posição de liderança do Rotary nas questões ambientais. O exemplo dado por nossos associados durante a pandemia de Covid-19 é fundamental para moldarmos nosso futuro.

Isso significa que aproveitaremos a tecnologia digital para contar nossas histórias – vamos tuitar, postar e falar com todos que quiserem nos ouvir. Devemos levar o meio ambiente em conta e parte disso significa nem sempre viajar, mas continuar a nos manter conectados de forma significativa, como temos feito nos últimos dois anos.

Naturalmente, somos seres sociais e ainda temos necessidade de estar juntos, mas precisamos ficar mais atentos às nossas decisões e pensar em como nos reunir de forma um pouco diferente. Por exemplo, se viajarmos para visitar um projeto, planejaremos outras visitas nas redondezas.

Então, quais são suas histórias e quem poderia ajudar a contá-las? Espero que você também colabore com o esforço Imagine o Impacto – suas histórias podem ser levadas às pessoas com a ajuda das mídias sociais ou durante uma chamada pelo Zoom. Pense em maneiras de mostrar projetos notáveis em seus clubes e distritos.

Todos nós sentimos o impacto causado pelos valores e serviços do Rotary. Agora, temos a oportunidade de compartilhar esse sentimento com outras pessoas.

* A autora é Jennifer Jones, presidente 2022-23 do Rotary International.