Contabilizar

out 1, 2020

Sem o presente, não haverá futuro.

O que fazemos dia a dia é a construção do presente e ele é contínuo. Não existe um salto no vazio que separa o hoje e o futuro. O desenho da vida passa por metas, dentro de princípios e conceitos que regem aquilo em que cremos.

O apóstolo Paulo estava numa olimpíada em Corinto e, ao comparar o atleta com aqueles que transitam pela vida, disse que para atingirmos a plenitude de nossas potencialidades é necessário muito esforço. Afirmou que “lutar sem metas é como desferir golpes no ar”.

No ano 2019-20, graças ao esforço somado de todos os coordenadores, governadores, presidentes de clubes e do Escritório do Rotary International no Brasil, a Fundação Rotária fez o maior investimento em projetos nos últimos dez anos em nosso país: 25 milhões de reais! Temos capacidade e potencial para dobrar esse resultado. Para isso, precisamos de um esforço dirigido: saber o que queremos como metas.

Como somente 50% dos nossos clubes colocaram suas metas no Rotary Club Central, o desenho do amanhã tem uma interrogação em relação àquilo que podemos. Ainda assim, de comum acordo com os líderes da Fundação Rotária no país, estabelecemos uma Meta Brasil de 5,6 milhões de dólares. Os 50% restantes podem fazer a diferença.

Felizmente, os rotarianos enxergam os números apenas como uma bússola. E a leitura é imediata: quantas vidas serão salvas com a minha contribuição.

Dinheiro, por seu lado, é apenas uma medida!

Por exemplo: uma vacina para salvar uma criança da poliomielite custa 60 centavos de dólar – e um gesto como esse aciona um gatilho que triplica a contribuição por meio da Fundação Bill e Melinda Gates.

Todos se rejubilaram com a declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a erradicação da pólio no continente africano. Estamos caminhando a passos largos para que todos os rotarianos do mundo possam compartilhar um legado para a humanidade. Seremos todos herdeiros dessa vitória.

Considerando que em 2019-20 cerca de 50% dos clubes não contribuíram com um centavo sequer para o End Polio Now, acreditamos ser justo e legítimo pedir que, neste mês de outubro, 100% deles façam uma contribuição de qualquer valor para cumprirmos nosso compromisso com todas as crianças do mundo. Entretanto, não podemos esquecer também do investimento no Fundo Anual-Share, que garante o futuro do servir.

Temos certeza de que estamos aprendendo a construir um novo Rotary, sem olhar os números pela sua grandeza, mas valorizando o suor e o esforço de todos. Lutando com metas, sem desferir golpes no vazio, para contabilizarmos mais crianças salvas dentro dos princípios e conceitos da Fundação Rotária de Fazer o Bem no Mundo.

* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

hipolito@paineira.eng.br