Construindo juntos o futuro

mar 24, 2021

Como alguém que conhece de perto o grande potencial de liderança dos rotaractianos, sempre aguardo com expectativa a Semana Mundial do Rotaract, celebrada este ano entre os dias 8 e 14 de março. O Rotaract é o foco das minhas três conferências presidenciais em 2021. Fiquei orgulhoso quando, dois anos atrás, o Conselho de Legislação votou pela elevação do Rotaract, tornando-o um tipo de associação ao Rotary International. Antes disso, o Conselho de Legislação já havia tornado possível a dupla associação e, pouco tempo depois, nosso Conselho Diretor aboliu os limites de idade para o Rotaract.

Mas nós estamos apenas nos primeiros passos dessa jornada. Para que nossa parceria funcione, os dois lados precisam estar abertos e compreender o valor dessa aliança intergeracional. Louie De Real, que tem associação dupla ao Rotaract e ao Rotary, explica:

Louie De Real Associado ao Rotaract Club de San Francisco del Monte Malaya Achievers, Filipinas; ao Rotary Club de San Francisco del Monte, Filipinas; e presidente da Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs das Filipinas

Louie De Real

Com as reuniões virtuais conjuntas, os rotaractianos apresentaram novas ideias e ferramentas aos rotarianos, tornando-se pioneiros em formas únicas de colaboração entre os clubes. Nas ações de resposta à pandemia e a outras catástrofes, os clubes de Rotaract usaram as mídias sociais para coordenar iniciativas, disseminar informações e arrecadar fundos, enquanto os clubes de Rotary utilizaram suas redes e recursos para ampliar esse apoio, coordenar a logística e levar esses bens e serviços às comunidades.

A inovação desse engajamento virtual dos rotaractianos e seu desenvolvimento profissional inspiraram os rotarianos a apoiá-los e seguir seu exemplo. A pandemia fez com que os clubes de Rotaract percebessem que, com a ajuda de plataformas digitais, podemos nos conectar imediatamente com os clubes de Rotary e criar parcerias com eles. Essa intensa cooperação deixou ainda mais claro que o Rotary e o Rotaract se complementam perfeitamente – e que todos nós fazemos parte de uma única organização e temos os mesmos objetivos.

Ambos acrescentam valor. Os rotarianos podem atuar como mentores e parceiros dos rotaractianos em projetos, enquanto estes podem mostrar aos rotarianos como a tecnologia pode ajudá-los a simplificar tarefas difíceis e superar limites. Essa sinergia expande o caminho para que os rotaractianos tornem-se rotarianos no futuro. Eu entrei no Rotary porque tive experiências produtivas e memoráveis ao lado de rotarianos. Por isso, quis fazer parte de um clube de Rotary para inspirar os rotaractianos da mesma forma como fui inspirado.

Essa mesma sinergia faz os rotarianos constatarem que, embora haja diferenças entre eles e os rotaractianos, todos nós compartilhamos a visão de unir as pessoas e entrar em ação. As formas únicas de atuação do Rotaract abrem espaço para inovação, fazendo o Rotary aumentar sua capacidade de adaptação aos desafios futuros. Rotarianos e rotaractianos construirão juntos o futuro – e esse futuro começa hoje mesmo.

Eu não vejo diferenças entre associados a um clube de Rotary e a um clube de Rotaract – exceto, talvez, pela faixa etária!

Muitos rotarianos ainda enxergam o Rotaract como a unidade juvenil da nossa organização, mas eu vejo isso de maneira diferente. Para mim, eles são como nós e parte de nós. Para nosso sucesso conjunto, precisamos de respeito mútuo – e lembrar que estamos todos em pé de igualdade. Precisamos ver os rotaractianos como eles realmente são: estudantes e jovens profissionais, gestores e empresários de sucesso capazes de planejar, organizar e gerir um Instituto Rotary (incluindo workshops em cinco idiomas), como eles fizeram em Berlim no ano de 2014.

Ao seguirmos juntos nessa jornada, vamos considerar os pontos fortes do Rotary e do Rotaract. E, como disse Louie, começar desde já a construir o futuro. Assim, abriremos infinitas oportunidades para nossa organização.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.