NOTÍCIAS
Conheça os vencedores do Prêmio Rotaract

O vilarejo de Kumbharwadi, próximo de Mumbai, é somente um entre tantos castigados pela seca nesta parte da Índia. Não faz muito tempo que os moradores tinham acesso a somente um poço com água potável. A situação se agravava nos meses de verão, quando o poço secava, forçando mulheres e crianças a gastarem quatro horas de seu dia em busca de água.
Mas isso é coisa do passado, pois a vida ficou bem melhor após o Project Boond, uma iniciativa do Rotaract Club de Hassaram Rijhumal College of Commerce and Economics em parceria com o Rotary Club de Bombay e a Watershed Organization Trust para fornecer água e saneamento em Kumbharwadi. Nikunj Pherwani, presidente do Rotaract Club em 2013-14, disse que as secas são um problema sério no país, complicando ainda mais os casos de desnutrição e doenças.
O Rotaract e o Rotary Club arrecadaram mais de 13 mil dólares para abrir poços d’água e instalar sanitários. Eles contaram com a Watershed Organization Trust, entidade sem fins lucrativos que atua no combate à escassez de água e à pobreza nas zonas rurais da Índia. Além de água e saneamento, Pherwani planeja fornecer pastilhas de cloro aos moradores para purificar a água e fazer um workshop sobre saúde e higiene.
Entre os sete projetos vencedores homenageados no Encontro Rotaract Pré-convenção, Project Boond foi o ganhador internacional do Reconhecimento do Rotary International a Projetos Excepcionais do Rotaract. Dois associados do Rotaract Club de Hassaram Rijhumal College of Commerce and Economics foram ao evento, no dia 30 de maio, em Sidney, Austrália, para receber o prêmio. Isso foi possível graças às milhas da United Airlines que o Rotary recebeu no concurso promovido pela companhia aérea.
VENCEDORES REGIONAIS
Além do vencedor internacional, projetos de Rotaract Clubs de seis regiões mereceram destaque no Encontro Rotaract Pré-convenção. São eles:
► Ásia e Pacífico: Rotaract Club de National University of Singapore (Distrito 3310), com Waves of Hope Swimathon 2013. Impressionados com o trabalho da Pathfinder School feito com crianças autistas, os associados organizaram uma maratona de natação com 474 participantes que arrecadou 20 mil dólares em benefício dos alunos.
► Sul da Ásia: Rotaract Club de Caduceus (Distrito 3140), com EMcounter Kumbh – Mapping the Mela. Muitos dos associados são médicos que trabalham voluntariamente durante o Maha Kumbh Mela, festival que reúne milhões de hindus. Desta vez eles instalaram software em clínicas para ajudar na vigilância do alastramento de enfermidades e fizeram testes na água para evitar surtos de doenças.
► Europa, Oriente Médio e Ásia Central: Rotaract Club de Casamassima-Bari Alto (Distrito 2120), com DREAMbox. Rotaractianos de todos os distritos italianos se uniram para fornecer 1.000 DREAMboxes, que são caixas cheias de livros, brinquedos e materiais artísticos para crianças com câncer assistidas por um hospital local. Eles também estão arrecadando verbas para modernizar uma sala na ala de oncologia pediátrica do hospital.
► África Subsaariana: Rotaract Club de Nairobi Central (Distrito 9212), com A Girl, a K, a Year. Os rotaractianos levantaram verbas para fornecer absorventes íntimos para 2.936 garotas que acabariam faltando na escola durante a menstruação se não tivessem este item básico. Eles também arquitetaram com Rotary Clubs locais e internacionais a arrecadação de 22 mil dólares para o projeto, que inclui campanha do livro e programa de mentores.
► América Latina: Rotaract Club de Carpe Diem Catolica (Distrito 4455), com Involucrados: An Initiative for Communities at Risk. Os associados organizaram oficinas de alfabetização, elaboração de orçamento e empreendedorismo para os pais de alunos da escola local. Eles também ajudaram na reforma de salas de aula e sanitários da escola, e fizeram atividades esportivas e artísticas envolvendo as crianças.
► Estados Unidos, Canadá e Caribe: Rotaract Club de Boston (Distrito 7930), com Guatemala Water Filters Project. Os rotaractianos trabalharam com organizações sem fins lucrativos no fornecimento de filtros, artigos hospitalares e de higiene, camas e fogões aos moradores do planalto guatemalteco. Com o auxílio de clubes americanos e da Guatemala, foram arrecadados mais de 7.000 dólares para o projeto.
* Rotary News (Daniela Garcia)
Tags: Rotary, Rotary International, 2014, Rotaract, prêmio