Conheça o jovem empreendedor que tem sede de Rotary

abr 30, 2015

mittyfinalNo que se refere ao Rotary, Mitty Chang, de 26 anos de idade, é pura dedicação. Mitty se associou ao Interact 10 anos atrás na Califórnia, onde um quarto dos 2.000 alunos da sua escola eram interactianos. Alguns anos depois ele organizou dois Rotaract Clubs. Ele é empreendedor do ramo de criação de identidade virtual e branding para pequenas empresas e entidades sem fins lucrativos, e planeja se associar a um Rotary Club num futuro breve. Leia abaixo a nossa conversa com Mitty durante a Convenção do Rotary de 2014 em Sidney.

THE ROTARIAN (TR): O que o manteve ligado ao Rotary?

MITTY: Eu me associei ao Interact junto com meus amigos, e permaneci no clube por causa da satisfação trazida pelo trabalho voluntário. Minha paixão nos últimos anos tem sido o Rotaract. Eu devo muito à família rotária, onde fiz muitos amigos e conheci minha namorada. Eu tenho um negócio de web design, e 90% dos meus clientes vieram de conexões que fiz no Rotary. É incrível a forma como a organização está integrada na minha vida.

TR: Um dos motivos da fundação do Rotary foi propiciar a formação de contatos profissionais. Você acha que este componente existe nos dias de hoje?

MITTY: Eu falei em vários clubes dos Estados Unidos. Em muito deles, falar sobre o seu negócio ou ramo profissional é quase um tabu. Mas, rotaractianos e rotarianos jovens buscam justamente isto; eles querem crescer profissionalmente. Eu digo isto por mim mesmo também.

TR: O que leva um profissional jovem a se associar a um Rotaract ao invés de um Rotary Club?

MITTY: Encontrar-se antes das cinco da tarde como fazem muitos Rotary Clubs é impossível para profissionais jovens, muitos dos quais não são donos dos seus próprios negócios nem ocupam cargos altos para sair no meio do dia. Aos 20 e poucos anos de idade, a vida pode mudar de uma hora para a outra. Pode ser uma mudança de cidade, promoção ou transferência no emprego ou formação acadêmica. No Rotaract, nós estamos treinando para ser rotarianos. O Rotaract é uma boa plataforma que conduz ao Rotary.

TR: Você aplica em sua carreira as técnicas de liderança que aprendeu no Rotaract?

MITTY: Sim, cerca de 90% da minha habilidade de oratória eu desenvolvi no Rotaract. Como presidi dois clubes, tive várias chances de falar em público. Com o tempo fui perdendo o medo e aperfeiçoando a técnica. Tive a sorte de ser convidado para me apresentar em Institutos Rotary e em algumas Conferências Distritais, o que me ajudou a aprimorar a técnica ainda mais.

TR: Você já foi a sete Convenções do Rotary. O que o motiva a ir a este evento?

MITTY: Se houve um momento decisivo na minha história com o Rotary, este aconteceu na minha primeira Convenção, em Salt Lake City em 2007. Nunca me esquecerei da plenária de abertura, quando vi todo mundo como parte de uma grande família. O que me fez voltar tantas vezes é que eu sei que farei novos amigos e reencontrarei pessoas queridas. Viajar para estes lugares já é bom, mas encontrar outros membros da família rotária torna a viagem 10 vezes melhor. Aqui mesmo, eu posso ir ao centro de Sidney, entrar em um restaurante e puxar conversa com qualquer pessoa que estiver portando um distintivo rotário.

* Adaptação de artigo de março de 2015 da revista The Rotarian

** Ilustração de Monica Garwood