Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Confira alguns destaques da Convenção 2014 do Rotary International

jun 4, 2014

_D7A9565Segundo o Dr. Bruce Aylward, chefe do programa de erradicação da poliomielite na Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior parte do mundo, ou 80%, está certificada como livre da paralisia infantil, e resta somente um tipo de vírus para ser erradicado. Apesar dos muitos motivos para comemorar, ainda existem vários desafios a serem enfrentados. Ainda é preciso lidar com o alastramento da doença, a insegurança nos países endêmicos e as tensões geopolíticas.

“A comunidade internacional decidiu que fará de tudo para continuar o progresso conquistado pelo Polio Plus”, afirmou Aylward, que saiu especialmente da Suíça para fazer o discurso principal da segunda-feira na Convenção 2014, em Sidney.

Antes do discurso de Aylward, o medalhista paraolímpico nigeriano Ade Adepitan fez sua apresentação. Acometido pela doença quando criança, aos 12 anos de idade ele descobriu que poderia jogar basquete mesmo estando numa cadeira de rodas. Deste dia em diante ele passou a sonhar com as Olímpiadas, vindo a participar pela primeira vez do mundial em 2000, nos Jogos de Sidney, ganhando medalha de bronze nos Jogos de 2004 em Atenas. Adepitan dedica muito desua vida ajudando outros sobreviventes da pólio a lutar por seus direitos e por mudanças.

Mais para o fim da plenária foi a vez de Sir Emeka Offor, do Rotary Club of Awka GRA, surpreendeu a plateia anunciando sua doação de 1 milhão de dólares ao Polio Plus, com palavras de incentivo aos rotarianos. “Quando ainda jovem, eu prometi que um dia faria algo para livrar a Nigéria desta doença tão cruel”, lembra Offor. “Estou comprometido a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para apoiar as atividades de erradicação na Nigéria e em outros países.”

Como embaixador do Polio Plus na Nigéria, Offor abriu um escritório em Abuja sem ônus para o RI, para melhor conduzir suas atividades e para ajudar a Comissão Polio Plus do país.

A paralisia infantil não foi o único tópico de terça-feira na Convenção. Mwila Chigaga, ex-bolsista pela paz na Duke University que agora é especialista em assuntos de gênero sexual nas regiões africanas para a Organização Mundial do Trabalho, se dedica a promover trabalho decente e oportunidades iguais para homens e mulheres africanos. “Justiça social, igualdade e direitos para todos sempre foram meus assuntos prediletos. Embora ainda haja obstáculos, está havendo progresso no continente.”

Maya Ajmera, bolsista do Rotary em 1989, aceitou o Prêmio por Serviços à Humanidade e falou sobre a Global Fund for Children, entidade sem fins lucrativos do ramo da alfabetização que ela fundou em 1993.

O chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, Dong Kurn Lee, pediu aos rotarianos para fazerem o que fazem de melhor, que é arrecadar verbas. Ele agradeceu à Fundação Bill e Melinda Gates por equiparar em 2 para 1 cada dólar doado à erradicação da pólio pelos próximos cinco anos, até um máximo de 35 milhões de dólares por ano.

ELEIÇÕES E RELATÓRIOS

Na sessão administrativa da tarde, o presidente Ron Burton e o secretário-geral John Hewko presidiram a eleição dos diretores de 2015-17 e dos governadores de 2015-16. O presidente indicado Ravindran foi aprovado em unanimidade para liderar o Rotary International em 2015.

John Hewko falou sobre aumentar a conscientização pública e sobre a erradicação da paralisia infantil, mencionando inclusive o Maior Comercial do Mundo, que entrou para o Guinness como a maior campanha de conscientização com fotos. “Recebemos uma cobertura sem precedentes da mídia pelo nosso papel na luta contra a pólio, com mais de 400 artigos positivos.”

O tesoureiro do Rotary International, Andy Smallwood, mencionou que pelo fato do Rotary estar tendo dificuldades em alcançar o número de associados que precisa, a receita com cotas per capita está projetada para ficar 700 mil dólares abaixo do valor orçado. Entretanto, um declínio da receita com cotas per capita é compensado pelo forte retorno de investimentos que temos tido até agora este ano. “Nenhum de nós tem o poder de controlar a inflação e os mercados”, enfatizou Smallwood. “Mas quero enfatizar que temos controle sobre o crescimento da nossa base de associados.”

Assista ao vídeo da cerimônia de abertura da Convenção 2014

* Adam Ross e Ryan Hyland (Rotary International)

Tags: Rotary, Rotary International, Convenção 2014

ARTIGOS

Share This