Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Compartilhe sua história de luta contra a pólio

mar 31, 2014

1O site endpolionow.org acaba de lançar uma nova ferramenta que publicará contribuições e histórias de rotarianos, voluntários, agentes de saúde, pessoas que participaram de campanhas de arrecadação de fundos, divulgação ou vacinação e também relatos pessoas envolvendo a pólio.

Para participar basta acessar o endereço www.endpolio.org/pt/storytelling e enviar sua colaboração.

Como foi o caso do rotariano de São José do Rio Pardo, Luiz Ricardo Muradi, que compartilhou o relato abaixo:

“Tenho 55 anos e sou rotariano há cinco anos. Na minha infância convivi com pessoas que tiveram paralisia infantil. Alguns mais velhos e outros amigos de escola. Na época, não sabia o que era esta doença. A vida segue e com a correria do dia a dia, que faz com que não percebamos o que acontece a nossa volta, fui me dar conta da complexidade desta doença somente após tornar-me rotariano. Embora engajado nesta luta, quando o Rotary lançou a campanha do Maior Comercial do Mundo, eu não tinha a real dimensão desta ação.

No início de agosto de 2013, eu e outro rotariano, Zé Ruy, fomos à cidade de Piracicaba participar de um encontro entre distritos. Lá vimos a rotariana Roberta Lopes de Moraes (de Rio Claro) tirando alguns fotos. Conversei com ela e acompanhei, no final do evento, a palestra de uma rotariana do Rio Grande do Sul sobre a Pólio e campanha do Maior Comercial do Mundo. Naquele momento o Brasil tinha 3.200 fotos incluídas e ocupava a 6° posição no ranking global. No caminho de volta, conversando com o Zé Ruy, disse que nosso clube poderia ajudar com as fotos e traçamos algumas estratégias.

No outro dia já as coloquei em prática com a meta de conseguir participação em fotos, conscientização de nossos companheiros de clube e também a muito importante participação do Rotaract. Já no primeiro dia tiramos 1.600 fotos e a motivação foi aumentando e a quantidade de fotos crescendo. Em uma semana já tínhamos 3.000 fotos. Não desanimamos em nenhum momento e hoje temos 8.950 fotos enviadas e pretendemos atingir 15.000 até o final da campanha. Este número equivale a 10,40% das fotos postados no mundo atualmente.

Nestes meses aprendi que não podemos deixar que o nosso cotidiano faça com que percamos o foco do que é essencial, como é o caso de combate a Pólio. O Rotary teve papel fundamental nesta minha mudança e também de meus companheiros numa cidade que possui 50.000 habitantes. Hoje, muitos de minha comunidade sabem o que é a Pólio e que o Rotary faz para exterminar essa terrível doença.”.

A experiência do rotariano Luiz Ricardo Muradi foi compartilhada pelo site endpolio.org. Quer contar a sua estória? Veja aqui como participar.

* Fonte: endpolio.org

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, End Polio Now, pólio, colaborações

ARTIGOS

Share This