Compartilhando nossas histórias do Rotary com o coração

nov 3, 2022

Ser convidado para imaginar o Rotary pode parecer um exercício grandioso e complicado, mas o elemento mais importante é algo bem pequeno, até mesmo pessoal.

Não faz muito tempo, esperava-se dos associados ao Rotary que prestassem serviços humanitários de forma silenciosa. Eu entendia e apreciava o raciocínio por trás disso – a humildade é uma característica maravilhosa, e devemos continuar a nutri-la de outras maneiras.

No entanto, manter o Rotary somente entre nós tem um custo, e ao compartilhar nossos momentos rotários, estamos sendo generosos com os outros e dando a eles a oportunidade de entender o impacto da nossa organização.

Isso me traz à mente aquele aforismo maravilhoso pelo qual a poeta Maya Angelou era conhecida: “As pessoas esquecerão o que você disse. As pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir”.

Então, como podemos fazer as pessoas sentirem o Rotary? A melhor maneira é compartilhando nossos momentos rotários. Todos nós já os tivemos – quando o comum colide com a intenção de criar algo extraordinário.

Algumas pessoas têm esses momentos rotários na primeira vez que vão a uma reunião. Para outras, encontrar esse momento pode levar anos, talvez ao ver a alegria nos olhos de alguém a quem servimos. Ou ao ouvir de outro associado algo que toca o coração.

À medida que Nick e eu compartilhamos essa jornada, ficamos impressionados com o trabalho que vocês estão realizando e as vidas que estão transformando. Ao longo do ano, dividirei com vocês imagens e histórias que têm tornando essas viagens significativas para nós.

Espero que vocês possam fazer o mesmo em seu recanto do Rotary. Pode ser algo que compartilhem em reuniões ou nas mídias sociais. Para os mais experientes e ambiciosos, pode ser um evento que estão divulgando na mídia local. Até mesmo compartilhar suas histórias com amigos causa impacto.

Precisamos de embaixadores para divulgar a mensagem do Rotary e nossos sonhos para um mundo melhor. Nossos associados são os melhores embaixadores. Quanto mais vocês compartilham histórias – e fazendo de coração –, mais incentivam outros a emparceirarem conosco, se juntarem a nós e permanecerem na nossa organização.

Para dar apenas um pequeno exemplo, nos próximos meses, encarregarei associados ao Rotary de escrever esta coluna para compartilharem suas histórias pessoais sobre diversidade, equidade e inclusão em nossa organização. É importante ouvir essas histórias diretamente das pessoas que as vivenciaram para entendermos a relevância da diversidade, equidade e inclusão para o futuro do Rotary.

Em tudo o que fazemos, o que as pessoas sentem sobre o Rotary moldará nosso futuro. Eu só posso imaginar o quanto vocês inspirarão as pessoas por meio das histórias que contarão.

P.S.: em novembro o Interact faz 60 anos! Quero expressar meus melhores votos aos associados ao Interact e às pessoas que os apoiam. Obrigada por tudo que vocês fazem.

* A autora é Jennifer Jones, presidente 2022-23 do Rotary International.

Foto: Khaula Jamil