Como fazer com que seu evento seja notado nas mídias sociais

nov 11, 2014

WGM1

Depois de ver como as mídias sociais alavancaram um evento em prol da erradicação da pólio, Susanne Rea decidiu usá-las para incentivar outros Rotary Clubs a organizarem jantares semelhantes para arrecadar fundos. Até o momento, clubes e distritos levantaram mais de 1 milhão de dólares para a nossa campanha de combate à paralisia infantil, com a realização de mais de 600 refeições beneficentes.

“No auge das inscrições, o processo se tornou praticamente um trabalho de tempo integral”, diz Rea, do Rotary Club de Cairns Sunrise, Austrália. “As mídias sociais realmente deram destaque ao nosso projeto.”

No início de janeiro, Rea consultou seu amigo Mukesh Malhotra, associado do Rotary Club de Hounslow, Inglaterra, e ex-governador do Distrito 1140, sobre sua ideia de incentivar os clubes a organizarem refeições do tipo no aniversário do Rotary, 23 de fevereiro, em prol da campanha de erradicação da pólio. Seus clubes concordaram em fazer um projeto conjunto para divulgar a ideia, dando-lhe o nome de World’s Greatest Meal (A Maior Refeição do Mundo). Eles criaram uma página no Facebook, website e vídeo para o YouTube. Como resultado, centenas de clubes acabaram se envolvendo e divulgando seus eventos em suas próprias páginas no Facebook.

Você também pode conseguir o mesmo sucesso. A única coisa que vai precisar é um pouquinho de conhecimento sobre mídias sociais. Conversamos com vários rotarianos experientes no assunto e reunimos algumas dicas:

1. Crie uma página para seu evento no Facebook.

Se você não estiver familiarizado com o Facebook, encontre alguém do seu clube que possa ser o administrador da página. A partir daí, é só seguir os estes passos.

Ao criar uma página para seu evento, adicione algumas notícias antes de enviar solicitações de amizade. Crie textos curtos e interessantes, e tenha em mente que as mídias sociais são um entretenimento para as pessoas. Evite siglas e abreviações típicas do Rotary. Sua página deve soar como uma conversa informal com um amigo que não sabe nada sobre a nossa organização.

Baixe artes gráficas e imagens no Brand Center.

1. Use fotos que demonstrem ação.

Imagens de pessoas em ação e se divertindo ajudam a gerar muito mais entusiasmo do que fotos de alguém fazendo uma doação ou de grupos posando para a fotografia. Umas cinco imagens são um bom começo para um post no Facebook ou uma galeria de fotos. Você pode marcar as pessoas para que as fotografias também apareçam em suas respectivas linhas do tempo, mas não use esta técnica em demasia.

1. Use Twitter e hashtags com frequência.

O rotariano Rich Lalley, que gerencia as campanhas de mídias sociais do Distrito 6440, EUA, diz que o Twitter é essencial.

“Todos os repórteres do mundo usam o Twitter constantemente para buscar ideias de artigos”, ele explica. “Então, por que não usá-lo?”

Usar uma ou duas hashtags por post faz com que eles sejam visíveis a qualquer pessoa que esteja interessada no assunto em questão. Por exemplo, estamos usando #ricon15 para todos os posts da Convenção de 2015 do Rotary International em São Paulo. Assim, se alguém fizer uma busca por esta hashtag, encontrará vários posts relacionados ao nosso evento. O mesmo vale para outras hashtags, como #endpolio e #worldpolioday, que nos ajudaram a promover atransmissão de um evento especial no Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro.As hashtags, ou seja, o símbolo # seguido de uma palavra ou frase, são uma maneira fácil de agrupar posts no Twitter, Instagram, Google+, Pinterest, Facebook e outras redes sociais.

Confira outras dicas para usar hashtags.

1. Envolva todos os associados nas mídias sociais.

As mídias sociais funcionam como um recurso de relações públicas, pois curtidas, compartilhamentos e comentários ajudam a divulgar a mensagem original muito além da rede de contatos da pessoa que a postou. Portanto, cada associado deve fazer a sua parte no que diz respeito ao compartilhamento de posts e imagens.

1. Invista em um anúncio no Facebook.

O Facebook fez algumas mudanças ao longo dos anos que limitam o número de pessoas que veem o seu post automaticamente. No passado, Lalley explica, os posts eram vistos por 60 a 80% dos seus amigos. “Hoje, você terá sorte se 8% dos seus amigos visualizarem seus posts.”

A boa notícia, segundo Lalley, é que um investimento de 25 a 50 dólares pode aumentar o seu alcance consideravelmente. Por exemplo, se o seu clube estiver planejamento uma maratona, você pode comprar um anúncio voltado a pessoas que moram a uma certa distância de sua comunidade e que são corredores, e alcançar milhares de pessoas.

Depois de configurar sua conta no Facebook, clique na opção “impulsionar publicação” e crie um anúncio.

* Rotary News (Arnold R. Grahl)

** Foto: cedida por Susanne Rea (Clube da Austrália em ação durante o evento World’s Greatest Meal)

Tags: Rotary, Rotary International, clubes, redes sociais, web, mídias sociais

ARTIGOS