Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Como é o desenvolvimento liderado pela comunidade

out 1, 2025

Francesco Arezzo, 2025-26 RI president. Evanston, Illinois, USA. 30 July 2025.

Outubro é o Mês do Desenvolvimento Econômico Comunitário no Rotary, um momento em que destacamos nossos esforços para ajudar as comunidades a construir futuros prósperos e sustentáveis. A comemoração deste mês se alinha perfeitamente com liderança, um dos valores da nossa organização.

Liderança significa empoderar as pessoas de forma que possam tomar as rédeas de seu próprio progresso. É exatamente isso que os projetos de desenvolvimento econômico do Rotary visam alcançar.

Tomemos como exemplo uma iniciativa recente no sul da Índia, na qual associados do Rotary empoderaram as mulheres de grupos da tribo Adivasi ao ensiná-las a costurar para ganharem seu sustento e obterem a inclusão social. Historicamente, as viúvas e mulheres abandonadas nessa região perdem sua posição social e são rejeitadas pela sociedade ou culpadas por seus infortúnios. As oportunidades para se sustentar ou obter treinamento são mínimas.

Este ano, o Rotary Club de Windsor-Roseland, no Canadá, fez uma parceria com clubes dos distritos 3203 e 3234, na Índia – e com a organização indiana Sevalaya Trust –, para fornecer máquinas de costura e treinamento a 80 mulheres Adivasi. Elas aprenderam a costurar blusas para saris, túnicas kurta e ternos salwar, o que lhes permitiu sustentar a si mesmas e a suas famílias. Cada mulher recebeu um certificado pela conclusão do programa, e o fornecedor das máquinas de costura ofereceu manutenção gratuita de longo prazo para os equipamentos. O projeto proporcionou renda e dignidade às mulheres marginalizadas pela sociedade após a viuvez.

Essa história é um exemplo da liderança do Rotary na prática: pessoas locais encontrando soluções que atendam às necessidades de suas comunidades. Nosso papel não é fazer caridade ou impor modelos externos, mas promover a autossuficiência investindo em liderança, habilidades e empreendedorismo sustentável.

Neste mês de outubro, convido os associados do Rotary de todo o mundo a refletirem sobre a liderança econômica em suas comunidades. Quem está se mobilizando para liderar iniciativas econômicas locais? Onde há talentos não utilizados que poderiam ser apoiados com treinamento ou mentoria? Como seu clube pode catalisar oportunidades por meio de parcerias com empresas locais, escolas profissionalizantes ou cooperativas?

A liderança nem sempre é algo visível. Às vezes, significa ouvir, trabalhar de forma colaborativa e amplificar as vozes dos outros. Essa abordagem está no centro da filosofia do Rotary e de nosso impacto duradouro no desenvolvimento econômico.

Ao promover a capacitação – seja por meio de grupos de microcrédito, workshops de formação profissional ou programas de empreendedorismo –, permitimos que as comunidades liderem sua própria transformação. Quando as pessoas tomam as rédeas de seu próprio progresso, a mudança se torna sustentável.

Vamos liderar com boa intenção e oferecer apoio de coração. Ao fomentar a liderança local, podemos criar oportunidades que se propagam pelas comunidades, empoderando indivíduos, famílias e sociedades.

Juntos, podemos apoiar economias que funcionam para todos e implementar projetos de desenvolvimento comunitário duradouros.

* O autor é Francesco Arezzo, presidente 2025-26 do Rotary International.

** Foto: Monika Lozinska.

Share This