Comemore o Dia Mundial da Água com o Rotary

mar 22, 2019

f305c611bc15ede4520f2277a8502a75

No Dia Mundial da Água é importante lembrar a prioridade que o Rotary dá ao tema. A data é um momento para reforçar o valor do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação, assim como também evitar o desperdício e reforçar a cultura do reaproveitamento. Água limpa, saneamento e higiene são necessidades básicas para uma vida mais saudável e produtiva. A área de enfoque “Recursos hídricos e saneamento” inspira iniciativas como os programas de água, saneamento e higiene do Rotary (WASH), o Grupo Rotarianos em Ação pela Água e Saneamento e a instituição também realiza importante parceria com a USAID, Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional.

Pelo mundo, diversas ações de Rotary Clubs abordam a questão da água, projetos de destaque transformam a vida de milhares de pessoas como a parceria entre o Rotary Club de Toronto Eglinton, do Canadá, e o Rotary Club de Nakuru, no Quênia, que financiou a construção de mais de 3.000 caixas d’água, levando água potável a cerca de 28 mil pessoas.  Ou a iniciativa do Rotary Club de Box Hill Central, da Austrália, que auxilia o Operation Toilets, um programa que constrói banheiros e oferece educação sobre água, saneamento e higiene a escolas de países em desenvolvimento, incluindo Índia e Etiópia. O grupo constrói instalações separadas para meninos e meninas, a fim de garantir a privacidade, e os rotarianos ensinam os alunos a lavar as mãos com sabonete.

A ONU afirma que mais de 4,5 bilhões de pessoas vivem sem um banheiro seguro. A falta de banheiros leva a doenças e também impede que algumas meninas frequentem a escola. Em Gana, projetos do Rotary e da USAID nas escolas estão levando a menos dias perdidos de aula devido a doenças ou à menstruação.

Os 24 Rotary Clubs do Líbano se uniram — deixando de lado divisões religiosas, culturais e políticas — para formar parcerias com o governo, a World Vision, o Unicef e a Cruz Vermelha. Juntos, os grupos desenvolveram um programa que leva água limpa a todas as escolas públicas do país. Na Guatemala, os clubes melhoraram as condições de 1.793 crianças em 10 escolas na cidade de Escuintla, por meio do fornecimento de sanitários, estações para lavagem das mãos, tanques d’água e treinamentos.

Desde 2013, a Fundação Rotária investiu em mais de 1.000 projetos relacionados a água, saneamento e higiene em mais de 100 países. Por meio de subsídios e campanhas de arrecadação feitas por Rotary Clubs, os rotarianos conseguiram viabilizar sistemas de purificação de água, educação sobre boas práticas de higiene, construção de latrinas e gestão de resíduos.

Crianças na Guatemala foram beneficiadas por um projeto do Rotary que levou sanitários, estações para lavagem das mãos, tanques d'água e treinamentos.

Crianças na Guatemala foram beneficiadas por um projeto do Rotary que levou sanitários, estações para lavagem das mãos, tanques d’água e treinamentos.

No Brasil, projetos relacionados ao tema da água também mudam o cotidiano de comunidades, como o “Água Potável para Todos”, do Rotary Club de Itabira-Cauê,  MG (distrito 4520), que viabilizou a captação da água de uma nascente em condições de consumo, sua canalização ao longo de 1.500 metros, a instalação de um reservatório de 15 mil litros para recolhê-la e a distribuição para as residências na comunidade rural de Ribeirão São José de Cima, beneficiando cerca de 150 pessoas. No dia da inauguração, o Rotary Club de Itabira-Cauê distribuiu filtros de barro às famílias, melhorando ainda mais a qualidade da água. Já o Rotary Club de Itanhém, BA (distrito 4550), realiza a iniciativa Filtro de Barro, Água Potável. Na segunda etapa do projeto, o clube entregou 40 filtros para famílias carentes da cidade. Diversos Rotary Clubs brasileiros promovem ações de limpeza e reflorestamento de nascentes e margens de rios. Pelo apadrinhando de uma nascente do município de Contagem, as crianças do Rotary Kids de Contagem-Abobrinhas, MG (distrito 4760), receberam homenagem em evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente durante a Semana da Água, em 2018.

O projeto Água Potável, do Rotary Club de Itabira-Cauê, MG (distrito 4520), levou água potável à comunidade rural de Ribeirão São José de Cima, com o apoio do Rotaract e da ONG Engenheiros Sem Fronteiras

O Brasil recebeu em 2015 o Encontro Mundial da Água, durante a Convenção do Rotary em São Paulo, um encontro marcante no calendário atual sobre o tema. Na ocasião, a Rotary Brasil conversou com o presidente 2006-07 do Rotary International, Bill Boyd, que afirmou que com a errradicação da pólio concluída, a questão da água deveria se tornar a principal bandeira do Rotary.