Começa em Natal o treinamento para governadores indicados

set 7, 2014

gits1

Na tarde de ontem, no Hotel Vila do Mar, em Natal, RN, teve início o Seminário de Treinamento dos Governadores Distritais Indicados (Gits), evento que faz parte das atividades do Pré-Instituto Rotary do Brasil. Este é o quarto ano consecutivo em que as lideranças distritais indicadas são contempladas por um ciclo de treinamentos no nosso maior encontro rotário anual. Antes de 2011, esse tipo de seminário contemplava apenas governadores eleitos.

Os governadores indicados para o período de 2016–17 foram recebidos pela convocadora do Pré-Instituto e Instituto Rotary do Brasil, a diretora e vice-presidente do Rotary International Celia Giay, que apresentou a equipe de treinamento. Na qualidade de argentina que acompanha os Institutos brasileiros há mais de 15 anos, Celia expressou seu amor pelo nosso país e a importância dele dentro do universo rotário.

Em seguida, falou o chairman do encontro, José Luiz Fonseca, que se incumbiu de apresentar os coordenadores regionais da Fundação Rotária, Celso Alves e Paulo Zanardi, e de Imagem Pública, Ernoe Eger e Vera Bertagnolli.

gits2

“Um dos aspectos mais gratificantes de minha trajetória rotária é poder participar da coordenação dos pré-institutos”, disse Fonseca. Ao pedir que cada governador e governadora eleitos se apresentassem, o chairman destacou o empreendedorismo e entusiasmo das mulheres no Rotary.

O painel seguinte, O trabalho com voluntários, ficou a cargo do ex-governador Amilton Medeiros. Ele explicou que o Gits é uma oportunidade única para todos se conhecerem e trocarem experiências antes do treinamento efetivo, que ocorrerá no Pré-Instituto de 2015, a ocorrer no Rio de Janeiro.

“A Fundação Rotária existe para transformar nossos desejos de mudar a humanidade em realidade”, defendeu Celso Alves em seu painel sobre essa instituição.

“Saibam escolher a sua equipe distrital”. Essa foi uma das mensagens do coordenador do Rotary Henrique Vasconcelos durante o seu painel Plano trienal de desenvolvimento do quadro associativo, que enfatizou a necessidade de retenção dos associados e investimento nos Interact e Rotaract Clubs, que estão sempre dando mostras do ideal de servir.

Ao longo do dia, os governadores eleitos, por seu turno, prosseguiram o treinamento iniciado no último domingo, 31 de agosto. Encerrando os paineis de ontem, Celia falou ao público do Pré-Instituto. “Há dois mundos. Um, dos que têm muito, e outro, dos que pouco ou nada têm. E a paz não é só a ausência de conflito, mas pão e um teto para as pessoas. Sem isso não teremos paz”, declarou.

* Fotos

1 – Mesa de abertura: o trainer leader Gedson Junqueira; a coordenadora do Instituto, Tereza Neuma de Castro; a diretora e convocadora Celia Giay; e o chairman José Luiz Fonseca

2 – José Luiz Fonseca fala aos governadores indicados no primeiro dia de treinamento

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, Natal, Gits, Seminário de Treinamento dos Governadores Distritais Indicados