Coisas maravilhosas estão acontecendo

mar 9, 2020

Ni hao, rotarianos!

Em eventos do Rotary, costumo citar o filósofo chinês Confúcio porque suas ideias são muito parecidas com as nossas. Esse grande mestre teria sido um grande rotariano. Tomemos, por exemplo, esta citação dele: “A incapacidade de cultivar a virtude, a incapacidade de analisar o que aprendi, a incapacidade de caminhar em direção à retidão depois que me mostraram o caminho, a incapacidade de corrigir minhas falhas: essas são as causas do meu pesar”.

Se examinarmos tais palavras sob um prisma positivo, elas soam exatamente como a primeira meta do Plano de Ação do Rotary. Quando falamos de um Rotary que amplia nosso impacto, falamos sobre investimento em relacionamentos, tomadas de decisão fundamentadas em evidências, mobilização de recursos para criar soluções duradouras e aprendizado constante com as nossas experiências.

A Fundação Rotária já faz isso muito bem e continuará sendo o melhor investimento possível à medida que nosso Plano de Ação for colocado em prática. Os Subsídios Globais sanam necessidades comunitárias reais. Isso porque nós os aprovamos somente depois de uma avaliação rigorosa da comunidade. Portanto, os projetos são realizados de acordo com as informações obtidas durante a avaliação da comunidade.

Sua Fundação está fazendo a diferença de maneira ampla e sem precedentes com o novo Subsídio de Grande Escala. Esses subsídios são competitivos e empregados para tratar necessidades identificadas pela comunidade com base em evidências, beneficiando um elevado número de habitantes de vasta área geográfica por meio de intervenção sustentável, com impacto e resultados mensuráveis. As atividades financiadas pelo Subsídio de Grande Escala duram entre três e cinco anos e alinham-se a uma ou mais das nossas áreas de enfoque.

Aproveitaremos a experiência que ganhamos na cruzada contra a pólio para garantir o sucesso desse novo subsídio. Por sinal, ainda temos trabalho pela frente para concluir a erradicação mundial. Contudo, minha confiança de que teremos sucesso foi fortalecida quando visitei o Paquistão em novembro e vi várias lideranças do Rotary empenhadas nessa causa.

Coisas maravilhosas estão acontecendo com nossos Subsídios Globais, e o Plano de Ação do Rotary nos ajudará a fazer mais do que nunca. Vamos continuar cultivando a virtude, analisando o que aprendemos, caminhando em direção à retidão com base em nossos novos conhecimentos e melhorando tudo o que fazemos.

* O autor é Gary C. K. Huang, chair 2019-20 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.