Clube de Jaguarão organiza Ryla, projetos, doa mudas e promove limpeza de rio

ago 2, 2023

RC JaguaraoClube bastante atuante do distrito 4780 , o Rotary Club de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, concluiu diversas iniciativas, entre elas:

1) Realização do 4º Prêmio Rotário de Liderança Juvenil (Ryla), que em junho reuniu jovens de algumas instituições de ensino da cidade. Para marcar o encontro, o clube entregou uma orquídea a cada diretora, certificados de participação aos alunos e uma muda de árvore a cada colégio. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano, uma das que teve alunos participantes do Ryla, recebeu a visita de associados do clube, que plantaram uma muda da árvore símbolo de Jaguarão, a anacauita, como forma de fortalecer os laços de amizade e a parceria.

2) Apoio à Secretaria de Educação e Desporto de Jaguarão, que organizou em 1º de maio um desafio esportivo composto por provas de ciclismo – percursos de 20 e 40 quilômetros – e corrida rústica de 5 quilômetros . Na oportunidade, o clube divulgou as causas do Rotary e doou mudas de árvores de várias espécies nativas para a recuperação das margens do rio Jaguarão.

3) Limpeza das margens do rio Jaguarão. Essa iniciativa, realizada em 7 de junho, teve as parcerias da Secretaria de Educação e Desporto e do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

4) Doação, em junho, de um fogão industrial para o projeto Case, um centro social coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e apoiado pelo clube que oferece refeições e atividades para estudantes do ensino fundamental no contraturno escolar . O clube também participou da organização de um almoço de inauguração da churrasqueira da área de lazer da sede do Case.

5) Promoção da fanfarra do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, que, também no mês de junho, se apresentou em um evento festivo festivo no salão da Igreja Episcopal Americana do Brasil, em Jaguarão. A apresentação fez parte do projeto Som da Saudade, fruto de parceria do clube com o programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, 12º Regimento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e Legião da Cruz.