Fatores invisíveis para o fortalecimento dos clubes

mai 20, 2014

É muito mais fácil convencer alguém mostrando algo concreto, em vez de argumentar sobre um fator invisível, como o amor, a vontade, a sutileza. A matemática, a física, a engenharia são ciências exatas onde as respostas são definitivas e não consideram o sentimento humano em suas conclusões, muito embora todas elas existam para melhorar as nossas vidas.

É muito comum que grupos criem suas regras para minimizar os conflitos pessoais. Isso ocorre também nos clubes de Rotary. Mas com o passar do tempo, muitas vezes não rever essas regras pode ser uma grande e perigosa armadilha para o futuro do clube. A flexibilidade e o fator humano, visando ao melhor relacionamento dos associados, devem prevalecer, respeitando sempre os valores do grupo.

Considero o conhecimento como um dos fatores invisíveis fundamentais para o fortalecimento do clube. O conhecimento pode ser o da nossa organização, determinante para a tomada de decisões em vários aspectos, mas pode ser também o individual, o patrimônio de cada companheiro, muito importante para o êxito no serviço à comunidade, tanto no desenvolvimento de projetos sustentáveis como para a valorização da nossa imagem.

O conhecimento do que somos e o que fazemos em nosso clube, por parte dos novos associados, será um fator fundamental para a fixação deles no Rotary. Embora nossa organização desenvolva inúmeras atividades relevantes, o novo associado vivenciará o que ocorre em seu clube, assim teremos mais sucesso em sua permanência, se ele entender o que poderá oferecer ao Rotary, na sua comunidade.

A Visão de Futuro é outro fator invisível, essencial para o fortalecimento dos clubes e que é percebido de forma diferente em cada companheiro. Como indivíduos, já na adolescência, pensamos em quem seremos e em como será o mundo quando nos tornarmos adultos. Como clube, esse exercício de pensamento é mais complexo, mas determinante para o seu futuro e será um fator de engajamento de novos associados. Um clube que conhece seus valores tem a sua visão, missão e metas claras, agregará facilmente profissionais com o mesmo objetivo e será produtivo. Quem não gosta de integrar um time vencedor?

Outro grande fator invisível é o interesse da participação familiar nas atividades do clube, por meio dos programas do Rotary, como o Intercâmbio de jovens, o Rotaract, o Interact, o Rotary Kids e as Associações de Famílias. Essa força familiar torna-se visível no momento em que o novo associado consegue a adesão de seus familiares. O envolvimento da família torna o novo associado mais forte e interessado em desenvolver suas habilidades em favor do Rotary. Os clubes que mantêm programas que envolvem a família conseguem reter mais associados e crescem com mais consistência.

Acrescento a inovação como outro fator invisível para a manutenção de associados em nossos clubes. A inovação é fazer melhor, atendendo as expectativas das pessoas. Rever procedimentos, perceber as novas tendências de comportamento do mundo e aplicá-las em nossos clubes são atitudes determinantes para a adesão de novos associados e, também, para motivar os atuais.

Existem, ainda, mais fatores invisíveis, que podem ser percebidos por uma liderança motivada e sensível, convergindo os companheiros para um clube atual, dinâmico, forte e transformador de vida.

É mais difícil enxergar o invisível, mas é a percepção dele que contribuirá para a visibilidade do seu clube interna e externamente.

* O autor é Marcos Franco, escritor, administrador de empresas, associado ao Rotary Club de Santos-Oeste e governador 2010-11 do distrito 4420.

ARTIGOS