Contribuindo para a missão da Fundação Rotária de apoiar iniciativas em prol da humanidade

Com o aumento para 125 milhões de dólares da iniciativa de doações extraordinárias aos Centros Rotary pela Paz, será possível assegurar plenamente o financiamento anual de até 120 Bolsas Rotary pela Paz, o que representa um benefício enorme à promoção da paz e à resolução de conflitos. A decisão foi tomada na última reunião do Conselho de Curadores da Fundação Rotária e está sendo recebida com entusiasmo pelas lideranças rotárias e parceiros.  Sem dúvida, um passo importante para a continuidade deste programa que tão bem faz à humanidade.

A iniciativa arrecada fundos de dotação, promessas de doação e contribuições únicas para apoiar os seis Centros Rotary pela Paz, localizados em sete universidades.

Os Centros Rotary pela Paz oferecem a futuros líderes a oportunidade de obter mestrado ou certificado de aperfeiçoamento profissional em relações internacionais, estudos sobre paz, resolução de conflitos e áreas afins. Além disso, contribuem ao avanço de pesquisas, trabalho de campo, diálogo e à educação e ampliação de conhecimentos sobre assuntos relacionados à paz mundial.

A indicação de candidatos às 110 bolsas anuais é importante para o êxito do programa. Por ano são selecionados até 60 bolsistas para o mestrado e 50 para o certificado de aperfeiçoamento profissional.

Critérios de elegibilidade
Os critérios de elegibilidade buscam o compromisso do candidato com a paz e a compreensão mundial, demonstrado por intermédio de realizações acadêmicas e profissionais, atividades pessoais, humanitárias e de liderança. Para o curso de aperfeiçoamento profissional, o candidato deve ter no mínimo cinco anos de experiência e atuar em posição de responsabilidade (nível médio ou alto) em período integral. Deve também apresentar proficiência em inglês e sólida formação acadêmica.

Para o mestrado, o candidato deve ter três anos de experiência na área, em empregos remunerados ou não, em período integral, proficiência em inglês, além de lhe ser recomendado um segundo idioma e diploma de bacharel ou equivalente.

O Rotary e a paz
Os participantes da Convenção do Rotary International em Lisboa puderam ver pela primeira vez a Declaração de Paz de Lisboa, que complementa as declarações adotadas nos três Fóruns Rotary pela Paz Global, que ocorreram em Berlim, Honolulu e Hiroshima, com a participação total de mais de 6.000 pessoas. A Declaração de Paz de Lisboa foi apresentada complementando as adotadas nos fóruns. É bom lembrar que muitos clubes e distritos também realizaram eventos semelhantes. Para a continuidade da busca da paz mundial nós devemos nos empenhar na promoção de ações e projetos voltados ao tema.

Uma necessidade, uma oportunidade
Infelizmente, as iniciativas em prol da paz, tanto no âmbito das nações quanto em escala internacional, continuam a ser frustradas por guerras, fome, miséria e doenças. Mais de 100 milhões de pessoas foram mortas ou gravemente feridas em conflitos nacionais e internacionais desde 1945. De acordo com o Conselho de Segurança da ONU, na última década 2 milhões de crianças pereceram em choques armados, 12 milhões de pessoas perderam suas moradias e muitas outras sofreram traumas psicológicos.

O Unicef declarou recentemente que é necessário haver maior empenho no combate às raízes da violência e da miséria por intermédio de investimento em mediação e resolução de conflitos para conseguirmos proteger as crianças dos conflitos armados e da fome generalizada resultante.

O programa da Fundação Rotária forma mediadores experientes, essenciais a qualquer processo de estabelecimento e manutenção da paz, capacitados a lidar com as raízes dos conflitos e desenvolver modelos eficazes de cooperação. Informações sobre os Centros Rotary podem ser encontradas em www.rotary.org/rotarycenters

Ex-participantes
O prêmio da Fundação Rotária por Serviços à Humanidade e o Prêmio Associação de Alumni 2013-14 visam reconhecer as atividades humanitárias e realizações profissionais de ex-participantes de programas da Fundação Rotária que exemplificam o ideal rotário de Dar de Si Antes de Pensar em Si. O vencedor mundial é homenageado na Convenção do Rotary International. Qualificam-se ao reconhecimento todos os alumni da Fundação, ou seja, ex-participantes dos seus programas.

Desde 1947, mais de 116 mil pessoas participaram dos programas da Fundação, dentre os quais bolsas educacionais, Bolsas Rotary pela Paz, Intercâmbio de Grupos de Estudos, Subsídios Rotary para Professores Universitários e vários outros subsídios.

Ex-participantes servem como voluntários em projetos comunitários e internacionais e têm enorme potencial para se tornar rotarianos. Contate o presidente da Subcomissão Distrital de Alumni de seu distrito para identificar aqueles que estariam disponíveis para dar palestras em reuniões ou participar de atividades do clube.

Considere indicar um ex-bolsista que tenha se destacado para o Prêmio por Serviços à Humanidade, a maior honraria da Fundação a um alumni. Cada distrito rotário pode indicar um ex-participante qualificado por ano.

Se seu distrito ou região não tem uma associação de ex-participantes de programas da Fundação Rotária, você pode tomar a iniciativa de mobilização para formar um grupo pioneiro.

Contate alumni@rotary.org para mais informações sobre a rede de alumni da Fundação Rotária, as associações e os encontros de alumni do Rotary.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.