Colunistas

Centrados no servir

mai 2, 2024

Há algo mágico no Rotary. Mesmo depois de todos esses anos como associado, continuo me surpreendendo com isso.

Reúna líderes bem-sucedidos de várias origens e profissões que compartilham de valores centrados em serviços humanitários. Adicione a isso redes de contatos e amizades e observe a magia começar a acontecer.

São vocês, rotarianos e rotaractianos, que fazem essa mágica acontecer. Vocês são os líderes empresariais e comunitários e os empreendedores que aplicam suas paixões, habilidades e interesses em tudo que fazemos no Rotary. Vocês pensam fora da caixa e usam seus conhecimentos para servir ao próximo.

Vejo a mesma magia nos subsídios da Fundação Rotária que vocês financiam e lideram.

Essa magia está presente numa parceria entre Rotary Clubs do Canadá e de Uganda que apoia, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico comunitário e o treinamento profissionalizante. Financiada por Subsídio Global, a iniciativa ensina soldagem e outras habilidades a jovens ugandeses para que produzam cadeiras de rodas para um lar infantil que atende pessoas com deficiência. Após serem treinados no Canadá, os jovens técnicos voltam preparados para iniciar empreendimentos e ajudar a atender à necessidade na comunidade.

Outro projeto de Subsídio Global, na Guatemala, reflete o espírito empreendedor do Rotary. Mediante os desafios do acesso limitado à internet em escolas rurais, um clube guatemalteco fez uma parceria com associados irlandeses para realizar um projeto que está equipando seis escolas e três centros comunitários em Sololá com sistemas plug-and-play contendo materiais educacionais como livros e vídeos. O subsídio também fornece notebooks, fontes de energia ininterrupta e treinamento a professores, beneficiando cerca de 1.800 pessoas com a tecnologia de alfabetização e educação.

Lembrem-se: os Subsídios Globais da Fundação também apoiam bolsas de estudo. Uma dessas bolsas, patrocinada por clubes italianos e alemães, concentra-se em inteligência artificial na prevenção e tratamento de doenças. O bolsista italiano Salvatore Galati conduziu uma pesquisa em uma universidade em Bonn, na Alemanha, utilizando algoritmos de IA para analisar vastos conjuntos de dados, reduzindo os custos e o tempo de pesquisa necessários para desenvolver medicamentos que salvam vidas.

É fantástico ver como estamos inovando e incorporando novas abordagens e tecnologias nos subsídios da Fundação.

Estou ansioso para encontrar muitos de vocês na Convenção do Rotary International de 2024, dentro de poucas semanas, em Singapura, onde aprenderemos sobre novas oportunidades de servir e inovar. Esta será uma ocasião para celebrarmos a magia do Rotary e as muitas maneiras pelas quais criamos esperança no mundo.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.