Colunistas

Cem anos fazendo o bem à humanidade

fev 2, 2023

A celebração do centenário do Rotary no Brasil, por meio das comemorações do aniversário de 100 anos do Rotary Club do Rio de Janeiro, vem a ser um evento ímpar, com uma enorme carga simbólica que extrapola a dimensão do clube e envolve todos os rotarianos brasileiros, nossos parceiros e a sociedade civil como um todo.

O Rotary estendeu seu alcance para a América do Sul quando o Rotary Club de Montevidéu, no Uruguai, foi fundado em 1º de fevereiro de 1919. Os rotarianos estavam interessados em expandir a nossa organização para a América do Sul já em 1916, e se concentraram na Argentina, Brasil e Chile.

Quanto ao nascimento da Fundação Rotária, na Convenção do Rotary International de 1917, o então presidente do Rotary, Arch Klumph, propôs a criação de uma doação “com o propósito de fazer o bem ao mundo”. Essa ideia e uma contribuição inicial de US$ 25,50 colocaram em movimento uma força poderosa que transformou milhões de vidas em todo o mundo.

A Fundação Rotária, portanto, também está no grupo centenário, tendo crescido exponencialmente por conta dos rotarianos muito generosos e dedicados ao serviço ao redor do mundo. Eles realizam doações voluntárias e altruístas, permitindo que fundos, transformados em subsídios, possam oferecer projetos humanitários sustentáveis para pessoas necessitadas em todo o mundo.

Por isso, uma reflexão se faz necessária em relação às entidades centenárias. Trata-se de chegar a um pleno entendimento, sob a forma de lição apreendida, do que determina a longevidade marcante do Rotary no Brasil e da Fundação Rotária.

Um estudo de Vicki TenHaken aponta alguns predicados das empresas centenárias:

• Forte declaração de missão e visão – Isso ocorre por meio da cultura e do propósito comum em servir à comunidade, fomentados pelo companheirismo e pelo convívio semanal com os amigos de clube.
  • Gerenciamento de mudanças – A autora explica que “as empresas do clube dos centenários não são dinossauros”. A sobrevivência delas se traduz na vontade de mudar e inovar. A trajetória do Rotary fortalece tal argumento por meio de suas próprias iniciativas, como o Plano Visão de Futuro, o estabelecimento das áreas de enfoque, a flexibilidade, a elevação do Rotaract, e a declaração de diversidade, equidade e inclusão (DEI), que se aliam ao nosso Plano de Ação.
  • Relações estreitas com parceiros – Em todo o Brasil, os Rotary Clubs realizam parcerias com entidades do servir, autoridades públicas, ONGs, agregando ainda a experiência corporativa com a Fundação Bill e Melinda Gates e a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.
  • Membros ativos da comunidade local – As empresas dos clubes do século tendem a estar muito enraizadas onde se encontram, com visibilidade em suas comunidades e dispostas a ajudar em várias causas. Somos campeões nesse aspecto, pois a influência junto à comunidade está inserida em nosso DNA.

Gostaríamos de agradecer ao Rotary Club do Rio de Janeiro, o clube raiz para a instalação de milhares de outros em todo o país. A Fundação Rotária felicita o centenário do Rotary no Brasil e, com certeza, comemora em conjunto por ter facilitado a promoção de programas humanitários e educacionais, bolsas de estudo, Centros Rotary pela Paz e a erradicação da paralisia infantil.

Esta maravilhosa data extrapola os limites da nossa imaginação, sonhos e desejos, pois, a partir da instalação do primeiro clube no Brasil, pudemos cumprir nosso papel de fazer o bem à humanidade!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br