Celebre o Dia Mundial de Combate à Pólio com uma doação

out 1, 2020

No início da década de 1990, a poliomielite ainda era uma preocupação no meu país. Como presidente da Comissão Polio Plus do Sri Lanka, integrei uma força-tarefa formada por rotarianos, funcionários do governo e representantes do Unicef que conduziu todos os esforços de erradicação da doença, incluindo a realização de Dias Nacionais de Imunização (DNIs).

Aqueles foram dias difíceis, com a guerra civil em curso no Sri Lanka. O governo determinou que os DNIs só poderiam ocorrer fora das zonas de conflito. Isso significava que um terço das crianças do país não seriam vacinadas – algo inaceitável.

O Rotary interveio com o Unicef para conseguir um cessar-fogo. Estabelecer contato com um dos líderes rebeldes mais temidos e evasivos do mundo não foi fácil, e tivemos o cuidado de manter a boa reputação do Rotary durante as negociações.

Semanas mais tarde, minha secretária, com as mãos tremendo, entregou uma carta em meu escritório. Assinada pelo próprio líder rebelde, dizia: “Prezado Sr. Ravindran: se você conseguir persuadir o governo a interromper a guerra por dois dias, estaremos dispostos a baixar nossas armas por dois dias também, pois nossa guerra não é contra crianças”.

Não demorou para as atividades do DNI começarem, e veículos com o emblema do Rotary dirigiram-se aos postos de vacinação nas áreas ocupadas pelos rebeldes, recebendo o mesmo grau de respeito e cortesia oferecidos à Cruz Vermelha.

Os obstáculos podem parecer intransponíveis até que os superemos.

Em março de 2020, o programa de combate à pólio tomou a difícil decisão de suspender temporariamente as imunizações contra a poliomielite para emprestar sua infraestrutura ao combate à Covid-19. Agora que o poliovírus selvagem foi banido da região africana e circula apenas em dois países, continuamos avançando. Nossa história mostra que podemos superar até as situações mais difíceis. Mas não podemos fazer isso sem a sua ajuda.

O Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro, é a maior oportunidade que temos para arrecadar fundos e divulgar nosso trabalho na erradicação da doença. Visite endpolio.org/pt/dia-mundial-de-combate-a-polio para saber como planejar eventos virtuais, angariar fundos e cadastrar o evento ou atividade do seu clube.

Considere também fazer uma doação à campanha End Polio Now, para que ela seja equiparada em 2:1 pela Fundação Bill e Melinda Gates. Em meio à pandemia, existe um sério risco de propagação da pólio. Por isso, seu apoio é mais importante do que nunca e garantirá que juntos possamos enfrentar os obstáculos restantes e alcançar um mundo sem pólio.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.