Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Celebrando o Dia Mundial de Combate à Pólio

nov 3, 2022

Jennifer Jones, presidente do Rotary International, com o castor do distrito 4420 durante suas considerações finais no evento em Genebra, na Suíça

Jennifer Jones, presidente do Rotary International, com o castor do distrito 4420 durante suas considerações finais no evento em Genebra, na Suíça

Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Pólio, comemorado em 24 de outubro, o Rotary International – promoveu nos dias 21 e 22, na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça, um evento com o tema Além da erradicação da pólio e um futuro saudável para mães e filhos. O Unicef, a Fundação Bill e Melinda Gates, diretores, curadores e diversas lideranças rotárias participaram.

A presidente do Rotary International, Jennifer Jones, e o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ressaltaram a importância do trabalho que as duas organizações têm feito há décadas para erradicar a pólio e os desafios até a eliminação da doença.

Diversos especialistas em poliomielite, vacinas e saúde materno-infantil apresentaram oportunidades para crianças se beneficiarem da prevenção de outras doenças evitáveis por vacinação, permitindo às mães uma experiência positiva durante a gravidez e às crianças a possibilidade de alcançar seu pleno potencial de desenvolvimento.

Diretor do Unicef, Steven Lauwerier abordou o poder das vacinas. Ele informou que, em 2021, sua divisão de logística distribuiu mais de 2 bilhões de doses, incluindo a cadeia fria, e falou de desafios atuais, como a hesitação vacinal e as notícias que confundem a população, resultando em cerca de 25 milhões de crianças que, atualmente, não receberam nenhum tipo de vacina. Também reforçou a importância de esclarecimento permanente por meio de campanhas de educação pública realizadas por lideranças da comunidade, desenvolvendo a confiança nos serviços de saúde e dando poder às comunidades, por meio da advocacia.

No Brasil, nossas prioridades devem ter foco em iniciativas para aumentar a cobertura vacinal e evitar o retorno da doença:

Advocacia local; visita aos secretários municipais de Saúde e Educação.

Adoção de uma Unidade Básica de Saúde e aumento da eficiência dos serviços.

Desenvolvimento de planejamentos locais de vacinação, usando a busca ativa vacinal.

Trabalho com as lideranças comunitárias para esclarecimento e mobilização.

Em nível global, deveremos conter e eliminar o vírus selvagem nos dois países endêmicos, combater de modo urgente e eficiente os surtos dos casos derivados da vacina e contar com a certificação da nova vacina oral.

Os rotarianos brasileiros são protagonistas de ações criativas e inovadoras, com os Heróis da Pólio, o Telepolio, ações distritais e dos clubes com iniciativas locais e expressivo impacto em imagem pública, somadas à importância da arrecadação financeira para o Fundo Polio Plus.

Obrigado a todos pelo compromisso com a erradicação da pólio!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br

Share This