Como empresário japonês, visto terno e gravata quase todos os dias. Sempre trago o distintivo do Rotary na lapela, pois sinto orgulho de ser rotariano. Seja onde for, as pessoas que veem o distintivo sabem quem eu sou. Para os rotarianos, o meu pin indica que sou um amigo; para os não rotarianos, ele desperta interesse. Meu desejo é que todas as pessoas entendam o significado deste distintivo.

Por isso eu estou pedindo para vocês usarem seu distintivo rotário e ajudarem a divulgar seu significado. Eu acredito que ter o pin do Rotary na lapela nos muda. Ele nos faz pensar mais antes de falar ou agir. Ele nos lembra constantemente que somos rotarianos – e, como tal, nossa missão é ajudar o próximo.

Todos nós devemos estar sempre prontos a falar sobre o Rotary e a responder perguntas como: “O que é o Rotary?” e “O que o Rotary faz?”.

Não devemos convidar alguém para se associar ao Rotary apenas porque queremos aumentar o número de associados. Devemos, sim, mostrar que o Rotary é uma organização maravilhosa e que eles serão mais felizes por pertencerem a um Rotary Club.

Convidamos as pessoas para se juntarem ao Rotary também para ajudá-las. Tenho certeza de que todos nós somos gratos à pessoa que nos convidou a entrar para esta nossa organização. Eu sei que minha vida é muito mais feliz e tem sido muito mais produtiva por causa do Rotary. Está claro para mim que no dia em que me associei ao Rotary Club de Yashio eu dei o meu primeiro passo em um caminho diferente na minha vida – um caminho de maior vínculo, maior satisfação e de um sentimento mais profundo de realização e paz.

É este sentimento que quero compartilhar com os outros. Uma forma de se fazer isto é convidando novos associados para o Rotary. Mas nós devemos fazê-lo aumentando também o conhecimento sobre o Rotary e o seu trabalho, ao focar em nossa imagem pública e usando o nosso distintivo todos os dias.

* O autor é Sakuji Tanaka, presidente 2012-13 do Rotary International.