Em dezembro, falei no primeiro dos três Fóruns Rotary pela Paz Global que planejamos para este ano rotário. O evento, que teve como tema Paz sem fronteiras, foi realizado em Berlim, onde se encontra o Relógio da Paz, uma obra de arte de três metros de altura e mais de duas toneladas. Em um dos seus lados está escrito o seguinte dizer: O tempo quebra em pedaços todos os muros.

O relógio foi inaugurado em 9 de novembro de 1989, mesmo dia da queda do Muro de Berlim. Foi uma maravilhosa coincidência que no momento em que os ponteiros do relógio começaram a se mover, as ordens foram dadas para abrir a fronteira para Berlim Ocidental. As palavras escritas na lateral do relógio tornaram-se realidade.

No Rotary, nós não dividimos o nosso trabalho por nação, cultura ou idioma. Não nos importamos com o que está escrito em seu passaporte. O que importa é você acreditar em Dar de Si Antes de Pensar em Si. Porém, mesmo no Rotary, é fácil pensar em termos de países ou comunidades. Pensamos em projetos que poderão ajudar alguém em nossa comunidade, ou em outros que ajudarão alguém na Alemanha, Quênia ou África do Sul. Às vezes pensamos em diferentes tipos de fronteiras. Este projeto, pensamos, ajuda os jovens. Isto ajuda os idosos. Isto ajuda pessoas que estão com fome, pobres, ou doentes, ou ainda, que têm deficiências.

O ideal Dar de Si Antes de Pensar em Si não conhece fronteiras. Quando servimos, o impacto não se limita à nossa comunidade ou à comunidade que ajudamos. Não estamos ajudando apenas os jovens, os idosos, as escolas ou um orfanato. Quando servimos, estamos ajudando toda à humanidade. Os efeitos do que fazemos têm continuidade.

Quando optamos por Dar de Si Antes de Pensar em Si, estamos fazendo uma escolha. Estamos escolhendo colocar as necessidades de outras pessoas acima de nossos próprios desejos. Estamos dizendo: “Seus problemas são meus problemas, e me importo o suficiente para ajudá-lo”.

O Rotary faz com que a paz seja possível atendendo às necessidades que causam conflito, como água potável ou saneamento, nutrição ou cuidados médicos. Quando essas necessidades são sanadas, criam-se oportunidades e esperança. Esperança não tem fronteiras. É o jardim onde a paz pode crescer.

A Paz Através do Servir expõe o melhor em nós, faz com que tomemos consciência das fronteiras que criamos em torno de nós mesmos – e isso nos ajuda a derrubá-las.

* O autor é Sakuji Tanaka, presidente 2012-13 do Rotary International.