Desde o momento em que fui indicado a presidente do Rotary International, eu sabia que escolheria um lema com enfoque na paz. Foi por isso que planejei três fóruns – para dar aos rotarianos a oportunidade de pensarem na paz, falarem sobre a paz e compartilharem ideias sobre como trabalhar juntos em prol da paz. O último Fórum Rotary pela Paz Global será realizado este mês em Hiroshima, no Japão.

Nós ouvimos a palavra paz todos os dias. Mas poucos realmente refletem sobre o que ela é. De forma simples, podemos defini-la pelo que ela não é. Ou seja, um estado de ausência de guerra, violência e medo. Significa não estar em situação de fome, perseguição ou em estado de miséria.

Mas nós também podemos definir a paz explicando aquilo que ela representa ou o que pode ser. A paz pode significar liberdade de expressão e pensamento, liberdade de opinião e de escolha, determinação. Pode representar segurança e confiança no futuro: uma vida e um lar em uma sociedade estável. De modo mais abstrato, a paz pode significar uma sensação de felicidade, de serenidade, de calma.

Independente de como a usamos e de como a entendemos, o Rotary pode nos ajudar a alcançar a paz. O Rotary nos ajuda a atender a necessidades básicas dos menos afortunados por meio do fornecimento de assistência médica, saneamento, alimentação e educação, onde e quando for preciso. Ele também ajuda a suprir necessidades internas por meio das amizades, conexões e afeto. E o Rotary nos ajuda a promover a paz da maneira mais tradicional: trabalhando para reduzir as causas de conflitos. Ele constrói pontes de amizade e tolerância para unir pessoas e nações, ajudando-nos a compreender uns aos outros.

A paz, independente de sua definição e significado para nós, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo alcançável apenas por tratados, governos ou atos heroicos. É algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneiras muito simples.

Assim, quero agradecer a todos os que se comprometeram com a Paz Através do Servir e ajudaram o Rotary a alcançar sua meta de um mundo mais pacífico.

* O autor é Sakuji Tanaka, presidente 2012-13 do Rotary International.