Uma Convenção Internacional do Rotary é poderosa, e uma primeira convenção é uma experiência que você nunca esquecerá. Minha primeira foi em Chicago, em 1980. Nesse ano, eu era presidente do Rotary Club de Yashio. Pensei que deveríamos aprender mais sobre o Rotary em meu clube, então pedi a nove companheiros que fossem comigo, e juntos viajamos para Chicago. Não sabíamos o que esperar de uma convenção. O que encontramos foi mais do que qualquer um de nós imaginava.

Essa experiência me mostrou o Rotary e me mudou para sempre. Deu a nosso clube algo pelo que lutar. Fui para a convenção como associado a um Rotary Club e saí de lá como rotariano. O sentimento que invadiu meu coração em Chicago ainda está aqui.

Como presidente do Rotary International vindo do Japão, estou feliz por ter a oportunidade de fazer parte da convenção em Portugal. Na verdade, Portugal e Japão têm uma história juntos, que começou no ano de 1542, quando uma embarcação portuguesa aportou numa ilha japonesa. Os marinheiros portugueses não planejavam ir ao Japão, e no entanto fortes ventos desviaram seu curso. Aquilo foi um acidente, mas um acidente feliz – e o início de um relacionamento pacífico e próspero.

Em 1993, Japão e Portugal comemoraram 450 anos de boas relações. Portugal foi o primeiro país europeu visitado pelos japoneses, em meados do século 16. E a longa presença portuguesa no Japão teve efeito duradouro sobre meu país.

Os portugueses encontraram o Japão por acidente, mas não por acaso Lisboa foi escolhida para essa convenção. Lisboa é um porto de paz, e a paz é o tema desta convenção, como tem sido o tema entre Japão e Portugal por quase 500 anos.

Como rotarianos, trabalhamos pela paz de muitas maneiras. Fazemos isso através do serviço humanitário. Fazemos isso por meio da nossa crença no Dar de Si Antes de Pensar em Si. E trabalhamos pela paz simplesmente ao sermos quem somos. Todos os anos, quando nos reunimos para uma convenção do Rotary, vemos por alguns dias o mundo como ele poderia ser. Vemos pessoas de todas as etnias e culturas reunidas. Trabalhamos para construir um mundo melhor.

Espero que você se junte a mim e a seus companheiros rotarianos em Lisboa enquanto celebramos juntos este ano de Paz Através do Servir.

* O autor é Sakuji Tanaka, presidente 2012-13 do Rotary International.