Há várias formas de descrever nossa Fundação Rotária, mas penso nela como o alicerce de todo o Rotary. Muitas vezes não paramos para pensar no chão em que pisamos ou nas paredes que sustentam nossas casas. São coisas que não valorizamos como deveríamos, só lembrando delas quando não estão mais lá.

Há não muito tempo no Japão, literalmente perdemos o chão. No dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 atingiu o país em seu âmago. Mais de 15 mil pessoas morreram, cerca de 6.000 ficaram feridas e outras 4.000 continuam desaparecidas. O estrago do desastre é estimado em mais de 300 bilhões de dólares.

Em uma questão de horas, meio milhão de pessoas em um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo perdeu tudo. Elas passaram do conforto e segurança de seus lares para um futuro incerto em ginásios de escolas, barracas e edifícios arruinados.

No Japão, estamos acostumados com terremotos, e achávamos que estávamos prontos para tudo, mas ninguém esperava algo dessa proporção. O que aconteceu naquele dia mudou o país e nos fez perceber a fragilidade de nossas vidas. Eu me dei conta do pouco que me separa das pessoas que ajudamos por meio do Rotary.

É fácil dizer que aqueles que ajudamos por meio de nossa Fundação são diferentes de nós. Eles moram longe, não sabemos o idioma que falam e não conhecemos sua cultura. Não sabemos o que é não ter acesso a água corrente, saneamento, cuidados médicos ou educação. Vemos fotos e lemos notícias sobre pobreza, guerras e desastres. Assistimos de tão longe às pessoas passando por situações tão terríveis, mas é difícil nos colocarmos no lugar delas.

Hoje digo que não há nada que nos separe daqueles que ajudamos. Somos todos iguais; apenas as circunstâncias que nos cercam são diferentes.

Com nossa Fundação, temos o poder de colocar em prática o seu lema: Fazer o Bem no Mundo. Por meio dela podemos fazer muito mais do que poderíamos fazer sozinhos. E isso importa muito para pessoas como nós.

* O autor é Sakuji Tanaka, presidente 2012-13 do Rotary International.