Muitos de vocês sabem que agora temos cinco Avenidas de Serviços no Rotary. A quinta, e mais nova, é a Avenida de Serviços às Novas Gerações. Ao longo dela, há muitas maneiras de servir. Todo o trabalho que fazemos para educar crianças, para melhorar a saúde materna, ajudar famílias a viver de maneira mais saudável, tudo isso é serviço para as Novas Gerações. Também servimos às Novas Gerações trabalhando para erradicar a pólio, ajudando a garantir que as futuras gerações de crianças nascerão em um mundo livre dessa doença.

Nossa juventude e nossos programas para adultos jovens, como Rotaract, Interact, Prêmios Rotários de Liderança Juvenil e o Intercâmbio de Jovens do Rotary são parte muito importante desta Avenida de Serviços. Devemos lembrar que os jovens de hoje são os líderes de amanhã. Ao ajudar a desenvolver jovens lideranças e ao trazer mais jovens para nossos clubes, fortalecemos as comunidades – e o futuro do Rotary.

Fui vendedor durante grande parte da minha vida. Aprendi, há muito tempo, que ser um bom vendedor não é o suficiente. Você deve, também, ter um bom produto. Se você é um bom vendedor, você fará a primeira venda. Mas se você não tiver um bom produto, você apenas fará a primeira venda, e não a segunda.

Não é suficiente trazer novos membros para o Rotary. Queremos que eles fiquem. Queremos que esses novos associados tornem-se rotarianos de longa data. Queremos que eles sejam líderes rotários em dez, 20 ou 30 anos.

Como faremos isso? Precisamos olhar para nosso produto. Precisamos ver o Rotary não com o nosso próprio olhar, mas com um novo olhar. Quando convidamos um novo membro a se juntar a nós e a resposta dessa pessoa é não, devemos perguntar por quê. Isso não é para pressionar ninguém, mas para obtermos mais informações. Quais são os obstáculos para a adesão dessa pessoa? Será que o horário da reunião do seu clube é ruim para ela? Será que ela dispõe de pouco tempo para novos compromissos? Será alguma outra coisa em que não pensamos?

Precisamos fazer perguntas, e precisamos estar abertos para as respostas. Não podemos dizer que não faremos algo somente porque nunca fizemos isso antes. Por exemplo: por que não ter um serviço de creche durante a reunião do seu clube? Por que não envolver nossas famílias nos nossos projetos? Por que não sermos menos exigentes quanto à presença, ou nos reunirmos com menos frequência?

Nossa nova Avenida de Serviços às Novas Gerações é um passo importante para garantirmos muitas gerações futuras do Rotary dedicadas ao Dar de Si Antes de Pensar em Si.

* O autor é Sakuji Tanaka, presidente 2012-13 do Rotary International.