O que é o Rotary? Quando faço esta pergunta a rotarianos, geralmente suas respostas são vagas. E quando faço esta pergunta a mim mesmo, tenho que pensar na resposta. Como agosto é o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Retenção, quero que todos os rotarianos sejam capazes de transmitir uma mensagem unificada sobre o que é o Rotary e por que se associaram.

Para aumentarmos o quadro associativo, é essencial que cada um de nós esteja convencido de que é bom ser rotariano e saiba transmitir isso a outras pessoas. No Rotary, temos a tendência de ser humildes e guardar nossas realizações para nós mesmos, mas precisamos compartilhá-las com o próximo e com o mundo todo.

Todo rotariano tem um momento de destaque e significado especial em sua vida rotária. Alguns se referem a tais ocasiões como sendo seu “Momento Rotário”. Acredito que é muito importante compartilharmos tais histórias com os outros. Fatos e números são bons até certo ponto; mas só uma experiência pessoal pode abrir portas e trazer novas amizades.

Por isso, decidi criar mensagens simples, com duração de um a três minutos, chamadas de “Momentos Rotários”. Tais mensagens podem ajudá-lo a responder à pergunta “O que é o Rotary?” de uma maneira que seja mais pessoal a você. Isso o auxiliará a falar sobre os projetos em que você está envolvido, como eles têm ajudado a comunidade e o que tem sido mais significativo para você.

Para fortalecer o Rotary, precisamos de mais associados; mas só teremos sucesso se todos os rotarianos estiverem convencidos dos benefícios que a organização proporciona e puderem compartilhar essa paixão com os outros.

Se cada associado se sentir feliz em ser rotariano e divulgar tal sentimento ao mundo por meio de uma mensagem clara e unificada, o efeito coletivo será enorme. Estes exemplos de mensagens nos ajudarão a demonstrar nosso entusiasmo, o que resultará no aumento e retenção do quadro associativo.

As mensagens podem ser encontradas para download gratuito no site do RI, em www.rotary.org/tellingyourstory, e outros materiais relacionados a desenvolvimento do quadro associativo podem ser adquiridos em shop.rotary.org

Acredito que o propósito de cada um de nós é ajudar o próximo e contribuir com a sociedade. Quando os rotarianos começarem a usar tais mensagens, o mundo saberá como o Rotary está ajudando as pessoas. Portanto, peço que compartilhem seus momentos rotários com rotarianos e não rotarianos.

* O autor é Sakuji Tanaka, presidente 2012-13 do Rotary International.