Bolsistas Alumni são reconhecidos por seus trabalhos inovadores

abr 24, 2014

maya001Maya Ajmera fundou a Global Fund for Children (GFC) em 1993 para oferecer capital inicial a organizações comunitárias dedicadas a ajudar crianças em situação de risco em todo o mundo. Desde então, a GFC concedeu mais de 32 milhões de dólares em subsídios para mais de 600 organizações em 80 países, melhorando as condições de vida de milhões de crianças.

“A educação é a chave para acabar com a pobreza”, diz Maya, cujos estudos na St. Xavier’s College de Mumbai foram patrocinados pelo Rotary Club de China Lake, na Califórnia. “As organizações comunitárias são as mais criativas quando se trata de fornecer educação para dar sentido à vida de crianças marginalizadas pela sociedade.”

Em reconhecimento ao seu trabalho, Maya foi escolhida pelos curadores da Fundação Rotária para receber o Prêmio por Serviços à Humanidade de 2013-14. Ela receberá a homenagem durante a Convenção do Rotary em Sidney no dia 3 de junho.

Maya atribui o sucesso da GFC a um extraordinário grupo de líderes comunitários dispostos a trabalhar em estreita colaboração. “A confiança é muito importante. Você também precisa de boas ferramentas para medir os resultados: quantos filhos receberam educação, quantos foram mantidos fora das ruas, e quantos receberam aconselhamento psicológico e social.”

Esta necessidade de liderança nunca foi tão evidente quanto no Afeganistão durante a década de 90. A GFC outorgou 5.000 dólares para o Afghan Institute for Learning para secretamente financiar a educação de 600 meninas. Mesmo após os ataques de 11 de setembro, a GFC continuou a apoiar a iniciativa, doando 25 mil dólares adicionais para o estabelecimento de um fundo de reserva. Hoje, o instituto presta serviços de educação e saúde a mais de 400 mil mulheres e crianças. A organização também lançou mais de 30 livros infantis, incluindo o Children from Australia to Zimbabwe, que Maya ajudou a escrever. Parte dos lucros com a venda do livro é usada para financiar os subsídios da organização, a qual também investiu em documentários como o “War Child”, que conta a história do cantor de hip hop Emmanuel Jal, palestrante no Simpósio Rotary pela Paz de 2012 em Bangcoc.

Maya deixou o cargo de presidente da GFC em 2011 e atualmente é professora convidada da Paul H. Nitze School of Advanced International Studies da Johns Hopkins University em Washington, D.C., e empreendedora social residente e professora convidada de políticas públicas na Duke University de Durham, Carolina do Norte.

“Para mim, o Rotary sempre foi uma fonte de inspiração”, diz Maya, acrescentando que sem a bolsa ela não estaria na Global Fund for Children.

ASSOCIAÇÃO AJUDA NA LUTA CONTRA A PÓLIO

A Associação Alumni do Distrito 3020 da Índia pode se sentir orgulhosa em saber que ajudou a fazer história. No dia 27 de março, a Organização Mundial da Saúde certificou o Sudeste Asiático como livre da pólio.

“Os membros da associação participaram ativamente de Dias Nacionais de Imunização e contribuíram generosamente tanto à Fundação Rotária quanto aos trabalhos de erradicação da pólio”, disse S.R. Yogananda, coordenador regional da Fundação Rotária.

Em reconhecimento ao seu extraordinário trabalho humanitário, a associação foi selecionada para receber o Prêmio Associação Alumni do Ano de 2013-14, que será entregue a K. Soma Sundera Sai, fundador e presidente da associação, e outros membros durante a Confraternização de Alumni do Rotary em Sidney, no dia 31 de maio.

Sai diz que os membros da associação desejam permanecer em contato uns com os outros, com suas comunidades e com o Rotary. “Depois que eu percebi o valor e o potencial dos alumni para o Rotary e a Fundação, eles passaram a fazer parte da minha vida”, disse Sai.

* Rotary News (Dan Nixon)

** Foto: Arquivo pessoal de Maya Ajmera

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, bolsistas, trabalhos inovadores