Boa saúde e bem-estar são direitos humanos

dez 2, 2021

Saudações, meus caros agentes de transformação,

A saúde pública está na mente de todos devido à pandemia que ainda nos ameaça. De certa forma, a Covid-19 nos tornou muito mais conscientes dos papéis e responsabilidades dos profissionais da área médica do que éramos antes de ter que usar máscaras e manter distanciamento social. Além disso, enquanto passamos por esta crise sanitária, também aprendemos sobre o papel que podemos desempenhar na manutenção do bem-estar dos outros.

No Rotary, dezembro é o Mês da Prevenção e Tratamento de Doenças. A pandemia, infelizmente, mostrou à maioria das pessoas o custo que as enfermidades impõem às nossas comunidades. Entretanto, o combate a doenças é algo ao qual rotarianos do mundo todo vêm se dedicando há décadas. Na verdade, essa é uma das sete áreas de enfoque do Rotary.

Como rotarianos, acreditamos que a boa saúde e o bem-estar são direitos humanos – embora 400 milhões de pessoas em todo o mundo não tenham acesso a serviços essenciais de saúde. O trabalho que realizamos abrindo clínicas, hospitais oftalmológicos e bancos de sangue, bem como fornecendo infraestrutura para instalações médicas em comunidades carentes, tudo retorna à crença central de que acesso, prevenção e educação são as chaves para deter surtos mortais que prejudicam os mais vulneráveis.

Minha incursão no trabalho com saúde começou no meu Rotary Club, o Calcutá-Mahanagar. Lá, entre outras coisas, participei da criação do programa Saving Little Hearts, que, ao longo dos anos, proporcionou mais de 2.500 cirurgias cardíacas gratuitas para crianças da Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e África. Antes de se tornar internacional, o programa começou localmente com o objetivo de realizar apenas seis cirurgias em nossa comunidade. Agora, a meta é proporcionar outras 20 mil cirurgias nos próximos cinco anos.

O mundo confia no Rotary para enfrentar desafios como esses e servir de exemplo para os outros. Durante a última década, profissionais médicos e funcionários governamentais forneceram serviços de saúde gratuitos a 2,5 milhões de pessoas em 10 países durante os Dias de Saúde da Família, que são organizados por rotarianos em todo o mundo. Na Índia, clínicas móveis de saúde similares também ofereceram milhares de cirurgias para os necessitados. As missões médicas da Índia à África, todos os anos, são um exemplo excelente de serviço prático na prevenção e tratamento de doenças. Os rotarianos também podem se envolver em nível local: clubes nos Estados Unidos e no México, por exemplo, financiam uma clínica de saúde gratuita em Guerrero, uma pequena cidade mexicana.

E, claro, nosso esforço para erradicar a pólio é, sem dúvida, a experiência mais significativa no sistema de saúde da sociedade civil.

Este mês, pense em como seu clube pode se concentrar na prevenção e no combate a doenças. Este é o momento de adotar uma abordagem maior, melhor e mais ousada por meio de projetos de clube e distrito que possam impactar mais pessoas. Reavalie onde você está com seus objetivos. Crie estratégias que sustentem as mudanças ao longo de anos, não de meses.

Todos merecem uma vida longa e saudável. Quando você se dedica a Servir para Transformar Vidas, suas ações hoje podem ajudar a estender a vida de outras pessoas.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.