Conscientização é um componente importante no trabalho da Fundação Rotária. É crucial que os associados estejam conscientes sobre as metas 2010-11 da Fundação Rotária: erradicação da pólio, Plano Visão de Futuro, Todos Os Rotarianos Todos Os Anos e o Fundo Permanente.

Devemos, ainda, ter consciência sobre a Iniciativa Doações Extraordinárias para os Centros Rotary, que apoia os Centros Rotary de Estudos Internacionais na Área de Paz e Resolução de Conflitos e o nosso Desafio de 200 Milhões de Dólares do Rotary.

É importante saber que somos 1,2 milhão de rotarianos em cerca de 200 países ou regiões geográficas. Saber, igualmente, que somos divididos em zonas geográficas, cada uma das quais tem um ou mais coordenadores da Fundação Rotária, coordenadores regionais assistentes da Fundação Rotária e coordenadores de bolsistas graduados pela Fundação Rotária. Saber, além de tudo, que as finanças da Fundação Rotária são inteiramente separadas das do Rotary International, e que a Fundação Rotária é dirigida por um conselho de 15 curadores, liderados por um curador presidente. E que existem escritórios regionais na Argentina, Brasil, Austrália, Índia, Japão, Coreia e Suíça. Juntamente com o escritório central dos EUA, eles se encontram à disposição para servir não só ao Rotary International, mas também à Fundação Rotária.

Um outro componente essencial da consciência sobre a Fundação Rotária é compartilhar as informações externas à nossa organização. Somos um grupo de líderes interligados de forma notável. É tempo de mostrar ao mundo tudo o que fizemos de bom ao longo de tantos anos. Os rotarianos têm a oportunidade de criar – e devem criar – conscientização sobre os problemas mundiais e a maneira de resolvê-los, fortalecendo comunidades e unindo continentes, através do Dar de Si Antes de Pensar em Si.

* O autor é Carl-Wilhelm Stenhammar, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.