Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Na mitologia romana, Janus era um deus com uma curiosa característica física: ele tinha duas faces. Essa divindade já foi lembrada no passado como o símbolo das duas formas de apoiar a nossa Fundação Rotária, ou seja: contribuindo financeiramente para que a capacidade de investimento cresça e participando dos programas para a utilização efetiva dessas contribuições.

O Rotary, em seu processo de prover a oportunidade de prestação de serviços, apresenta faces variadas, ou, dizendo-se de outra forma, apresenta vários aspectos ou alternativas do servir. Dependendo de para onde a nossa organização se volte, podemos citar algumas dessas alternativas:

*Voltada para a comunidade
Que expressa a permanente atenção à comunidade na área de atuação de cada clube, que precisa ser conhecida, analisada, definindo-se as prioridades de atuação para que sejam elencados os projetos que venham atender ou mitigar os problemas existentes.

*Voltada para a arrecadação
Esta faceta implica tanto o aspecto da arrecadação de fundos para contribuir com a Fundação Rotária como a proficiência administrativa dos clubes em se manter adimplentes com as contribuições anuais, tanto em relação ao RI, quanto em relação ao distrito. Nesse aspecto é importante salientar a disciplina e a responsabilidade administrativa dos conselhos diretores de fazerem as suas previsões orçamentárias de modo a garantir um fluxo de caixa que ultrapasse a sua gestão anual e que garanta, no caixa do clube, recursos que permitam à gestão seguinte saldar seus compromissos financeiros, que se apresentam logo no primeiro dia de gestão. Por exemplo, no dia primeiro de julho o clube deve dispor de recursos em caixa para saldar os valores da per capita com o RI e em relação ao distrito.

*Voltada ao desenvolvimento organizacional
Esta visão estratégica deve levar em conta o crescimento da capacidade de servir dos clubes e distritos por meio da admissão de novos membros, os quais, conhecendo antecipadamente e adequadamente a organização que os convidou, devem se juntar a nós, conscientes da necessidade de envolvimento e participação crescentes. Esses novos membros devem utilizar suas habilidades e dotes demonstrados em sua atividade profissional ou de serviço.

Há duas realidades que exigem permanente evolução: a qualidade de nossos associados e o que demandamos deles.

*Voltada para o desenvolvimento de novas lideranças
A face do servir rotário envolve o planejamento do desenvolvimento de líderes que sejam competentes e comprometidos. Estes, orientados de forma sistemática e com conhecimento crescente desde o ingresso na organização, irão absorver a beleza que representa a prestação desinteressada do serviço.

O Rotary estará assim cumprindo sua missão em relação a cada um dos seus associados, transformando-os em melhores seres humanos e amplificando sua capacidade de ser solidário e fazer a diferença. Há uma estação climática para cada líder; é o que demonstra cada etapa da história das nações e organizações. Há os líderes que são necessários em tempos de calmaria e os que são necessários em tempos de desafios e transformações. Todos, porém, devem se posicionar em permanente disponibilidade para com o Rotary e para com aqueles que lhes permitiram liderar.

*Voltada para a promoção da juventude
Sob este aspecto, desenvolveremos como rotarianos a capacidade de influir e promover positivamente o futuro, garantindo a preservação dos valores nos quais acreditamos, atraindo para o serviço aqueles que irão compor o Rotary do futuro. Ao olhar com esta face para os nossos jovens, ouviremos seus anseios, permitindo-lhes que se envolvam com o voluntarismo na construção de um mundo melhor. É a face voltada para a frente, para o plano de futuro de nossa humanidade, plano este que queremos ver realizado agregando a ele a experiência individual de cada um de nós.

*Voltada para a promoção da paz e da compreensão mundial
Esta face do servir rotário é a que demonstra o sentido humanitário e universal da prestação de serviço que pregamos e devemos praticar. Englobamos aqui desde a iniciativa da paz em nossos lares até a preparação para formar um exército de promotores da paz e resolução de conflitos em âmbito urbano nacional e internacional. O comprometimento com a paz é mais que um ideal, é uma atitude necessária no conturbado mundo em que vivemos.

*Voltada para a realização de projetos humanitários efetivos
Para o desenvolvimento dessa faceta contribui sem sombra de dúvida o apoio dos fundos e subsídios promovidos pela Fundação Rotária. A capacidade de repassar os fundos disponibilizados e provenientes de todos os recantos onde o Rotary se encontra – para atender as necessidades onde elas são mais prementes – é uma forma altamente solidária de melhorar a dignidade de vida daqueles a quem atendemos. Isso sem esquecer que a sustentabilidade, implementada pelos projetos efetivos, promove a imagem da nossa organização, atraindo novos membros.

As diversas faces do servir rotário, das quais salientamos algumas, mostram a riqueza e diversidade que nos são colocadas à disposição e que podemos assumir ao longo de nossa vida rotária. Cabe a nós evoluir em cada uma dessas visões e selecionar dentro desse caleidoscópio as formas que no momento estamos dispostos a exercitar.

*O autor é Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International.

Share This