As bases para a paz

fev 1, 2024

Acompanhar as notícias é um desafio nos dias de hoje. Histórias de guerra e violência são profundamente desanimadoras. Fico com o coração partido quando ouço falar de espectadores inocentes, especialmente mulheres e crianças, que são pegos no fogo cruzado do conflito.

Mas será que podemos fazer alguma coisa a respeito? Certamente não podemos ignorar o problema. Nestes tempos, precisamos redirecionar o nosso foco do que não podemos mudar para o que podemos fazer. Também podemos apoiar o que sabemos que funciona.

Fevereiro é o mês do Rotary para a Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos. A paz é uma das nossas áreas de enfoque porque ela é fundamental para tudo o que fazemos no Rotary. Mesmo que a maioria de nós não seja um diplomata na mesa de negociações ou um promotor da paz atuando em áreas de conflitos, à maneira singular do Rotary, promovemos a paz e evitamos conflitos em algum lugar, todos os dias.

Todo associado do Rotary deve se lembrar disto durante o mês de fevereiro: ao apoiar qualquer uma das áreas de enfoque da Fundação Rotária, você está contribuindo para a paz. Os subsídios da Fundação que abordam problemas fundamentais – como um Subsídio Global focado em melhorar a alfabetização básica em uma comunidade – ajudam a melhorar a compreensão do mundo e conduzem a uma maior estabilidade econômica, estabelecendo as bases para a paz.

Pode-se dizer o mesmo para todas as áreas de enfoque, desde o meio ambiente até o desenvolvimento econômico. Elas ajudam a estabilizar as comunidades, resgatar famílias da pobreza e estimular a busca pela educação.

A paz está e sempre esteve entrelaçada à estrutura do Rotary, bem como nossos projetos. Em 1999, quando estabelecemos os Centros Rotary pela Paz por meio de uma iniciativa visionária da nossa Fundação, reafirmamos esse compromisso. Este mês, estamos renovando essa visão com o mais novo Centro Rotary pela Paz, na Universidade de Bahçeşehir, em Istambul, que receberá sua primeira turma de bolsistas no início de 2025.

Ao longo do caminho, o Rotary se tornou uma força global em prol do bem, defendendo a paz e a compreensão de inúmeras maneiras, e a nossa Fundação tem sido a grande força motriz por trás dessa visão. Ela fará parte do legado eterno do Rotary.

Ao apoiar nosso trabalho, você poderá dizer que faz parte desse legado. Para tanto, acesse rotary.org/donate e selecione consolidação da paz e prevenção de conflitos como a área de enfoque.

Portanto, a resposta é sim: há muito que você pode fazer para apoiar a paz e evitar conflitos. O próximo passo depende de você.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.