Archie Panjabi fala sobre sua participação na luta contra a pólio

out 28, 2013

A atriz Archie Panjabi é uma das celebridades que participam da nossa campanha Falta Só Isto, e este ano ela visitou Nova Delhi para vacinar crianças contra a poliomielite. Panjabi é uma das estrelas do seriado americano “The Good Wife” e já atuou em filmes como Driblando o Destino, O Preço da Coragem e O Jardineiro Fiel. Ela compartilhou sua história com os rotarianos durante a Convenção Internacional do Rotary International de 2013, em Lisboa, Portugal. E foi lá que conversamos (revista The Rotarian) com ela.

The Rotarian: Como você escolhe as causas que apoia?

Archie Panjabi: Eu tenho que me identificar com elas, pois quando começo um projeto, é tudo ou nada. Eu sei que vou me dedicar totalmente. Foi o caso da campanha contra a pólio, cuja conexão vem dos meus laços com a Índia.

Você cresceu em Londres, mas morou em Mumbai quando criança. No início deste ano, você voltou à Índia para participar de um evento de imunização contra a pólio. Como isso a afetou?

Panjabi: Foi muito mais emocional do que eu pensava. Fiquei impressionada com a organização, a vigilância e o monitoramento das crianças. Fiquei admirada com a paixão com que as mulheres mantêm os registros atualizados e sua determinação para encontrar todas as crianças. É difícil entender como eles conseguem fazer esse trabalho se pensarmos no quão superpovoada e diversificada a Índia é. Ver as longas filas formadas por mães esperando para que seus filhos sejam vacinados foi uma grande surpresa. Esta realidade é muito diferente da realidade do meu ramo de trabalho. Fazer algo desse tipo nos faz enxergar tudo com outros olhos.

Quais as qualidades necessárias para uma pessoa que quer ajudar o próximo?

Panjabi: Todo ser humano, uma vez que tenha satisfeito todas as suas necessidades básicas, deveria fazer algo pelo próximo. Não acho que seja necessária nenhuma qualidade especial. Fazer alguma coisa é responsabilidade de todos. E não é simplesmente fazer uma doação, mas fazer algo pela sua alma.

Você acha que os jovens de hoje pensam sobre a poliomielite?

Panjabi: Muitos jovens nem sabem o que é pólio e não percebem o que pode acontecer se não nos livrarmos dela. Pode ser que este seja um problema das gerações passadas, mas esta não é uma doença do passado. É uma doença que você só não está contraindo graças ao trabalho que tem sido realizado.

Esta campanha é histórica, e não apenas do ponto de vista da erradicação da pólio. Nós criamos uma infraestrutura para lidar com muitos outros problemas de saúde e doenças. Por isso, é importante que as pessoas divulguem nosso trabalho.

Olhando para sua trajetória e seu relacionamento com o Rotary, parece que vocês foram feitos um para o outro.

Panjabi: É como um casamento perfeito. Minha mãe me incentivou a ir para a universidade, onde estudei administração de empresas. Também fiz meu doutorado na mesma universidade. Eu acho que estou fazendo o que a maioria dos rotarianos fazem. Eu uso minhas habilidades profissionais para defender e promover uma causa.

Qual a sua opinião sobre o Rotary?

Panjabi: Estou impressionada. Eu sinto que no Rotary você pode ser empreendedor e dar suas ideias. As pessoas aqui são muito inteligentes. Minha experiência como Rotary tem sido flexível e perfeita para mim.

Você tem alguma mensagem que gostaria de dar aos rotarianos?

Panjabi: Olhem para trás e vejam o que o Rotary já fez, pois é realmente fenomenal. Às vezes é importante lembrar as pessoas de tudo o que elas conseguiram, e que sem este trabalho poderíamos estar em uma situação completamente diferente. Eu também gostaria de dizer aos rotarianos que eu estou comprometida com esta causa e quero fazer parte deste projeto.

Há outras áreas do Rotary que lhe interessam?

Panjabi: Eu trabalhei um pouco com a Anistia Internacional em sua campanha de violência contra a mulher. Eu estou definitivamente interessada em ajudar crianças e mulheres. A Angelina Jolie tem sido uma grande influência para mim. Eu trabalhei com ela no filme O Preço da Coragem, em 2007.

De que maneira ela te influenciou?

Panjabi: Ela se envolve completamente. Quando falei com ela sobre a ideia de trabalhar com instituições de caridade, ela me aconselhou a colocar a mão na massa, e não apenas usar meu nome, e a construir um relacionamento e fazer a diferença.

Como você consegue encontrar tempo para fazer tudo isso?

Panjabi: Não é fácil, mas o seriado está em sua quinta temporada e agora já sei administrar meus compromissos melhor. Tive que trabalhar muito nos primeiros anos. Eu gosto de fazer algo além do seriado.

* The Rotarian (Jenny Llakmani)

Tags: Rotary, Rotary International, pólio, Archie Panjabi, entrevista, erradicação

ARTIGOS