Apresentando a Rede de Jovens do Rotary

abr 5, 2023

Como fazer de um limão uma limonada?

Nenhum de nós jamais esquecerá como a pandemia alterou o mundo e nosso modo de viver. Esse período de incertezas que precisamos atravessar não poupou ninguém. Eu acredito que isso abriu espaço para um tipo diferente de liderança global – imbuída de coragem, empatia e, também, vulnerabilidade. No início de 2020, conheci minha amiga Anniela Carracedo num encontro online. Ela faz parte dessa nova liderança global e é com muita alegria que entrego a ela a coluna deste mês.

Jennifer Jones, presidente 2022-23 do Rotary International.

Anniela Carracedo discursando durante a Assembleia Internacional realizada em janeiro deste ano nos Estados Unidos

deste ano nos Estados Unidos

Em março de 2020, sofri um ataque de pânico. Não conseguia respirar e sentia uma dor pavorosa no peito.

Poucos dias antes, quando eu me encontrava nos Estados Unidos no meio do meu ano como estudante do Intercâmbio de Jovens, a Organização Mundial da Saúde havia declarado a Covid-19 como pandemia global. Vejam só minha situação: uma garota de 18 anos impossibilitada de deixar um país estrangeiro, onde se fala uma língua diferente da sua, e vivendo com pessoas que havia conhecido somente seis meses antes. Foi assustador.

No entanto, lidar com incertezas não era nenhuma novidade para mim. Nasci e cresci na Venezuela, que atravessa uma das piores crises humanitárias e políticas do hemisfério ocidental. Minha mãe sempre dizia: “Desafios não são nada mais do que necessidades que exigem uma solução”.

Com isso em mente, contatei meus amigos do Interact e do Intercâmbio de Jovens e, juntos, organizamos uma reunião virtual para falar de projetos e buscar inspiração no que os outros estavam fazendo durante a quarentena. Naquele primeiro encontro compareceram 70 pessoas, principalmente estudantes, de 17 países.

A partir daquela reunião, criamos uma plataforma online para jovens do Rotary do mundo inteiro compartilharem suas experiências e inspirarem as pessoas com ideias de projetos durante o isolamento. Procuramos mentores e apoiadores em posição de ajudar nosso grupo a formar conexões, compartilhar aspectos culturais e abrir oportunidades de colaboração em projetos internacionais. Chamamos isso de Quarentena Interativa do Rotary, ou RIQ, na sigla em inglês.

Depois de apenas um ano, já havíamos conectado mais de 5.000 jovens de 80 países. Vários integrantes da nossa equipe tornaram-se representantes distritais de Interact e membros de comissão distrital, sendo que alguns até chegaram a atuar em conselhos do Rotary International.

Com a suspensão das restrições da quarentena, as necessidades dos nossos participantes começaram a mudar. Em nossa última reunião oficial como RIQ, o presidente 2018-19 do Rotary International, Barry Rassin, nos estimulou a realizar mudanças ainda maiores. Foi assim que transformamos a RIQ na Rede de Jovens do Rotary.

Alguns dos nossos integrantes, como eu mesma, foram selecionados para servir no primeiro Conselho Consultivo do Interact, no qual apresentamos ao Conselho Diretor do Rotary International a nossa visão para os jovens do Rotary.

Nossa apresentação inspirou a presidente Jennifer Jones e sua equipe a instaurarem o Conselho Consultivo da Juventude no Rotary International, o qual tenho a honra de copresidir.

A Rede de Jovens do Rotary foi lançada oficialmente durante um workshop na Convenção do Rotary International de 2022, em Houston, nos Estados Unidos. Cinco de nós, que participaram do Interact, do Intercâmbio de Jovens e dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, atravessamos continentes para lançar uma organização que      tínhamos criado online dois anos antes. Por sinal, foi nesta Convenção que nos encontramos presencialmente pela primeira vez.

Quando meus amigos e eu terminamos nossa apresentação, mais de 500 pessoas nos aplaudiram de pé. Nossos olhos se encheram de lágrimas e o sentimento de alegria e de dever cumprido tomou conta de nós.

Quem diria que um ataque de pânico levaria a algo grandioso assim?

* A autora é Anniela Carracedo, associada ao Rotary Club de Bay St. Louis, Estados Unidos e representante distrital de Rotaract eleita do distrito 6840.

** Foto: Monika Lozinska.