Nossa ABTRF é um instrumento de cidadania e responsabilidade social

Estamos em época pré-natalina e todos os anos, quando se aproximam as festas de Natal, somos naturalmente conduzidos a uma reflexão sobre a nossa capacidade de doar. Mais do que uma motivação inata, há um sentimento de felicidade nesta ação. São os presentes que entregamos aos nossos familiares e também as doações que fazemos aos que mais necessitam.

A mobilização dos rotarianos pode alavancar as doações das empresas, componentes ativos da sociedade. Entendendo a nossa missão, elas se emparceiram conosco por meio da ABTRF – a Fundação Rotária no Brasil –, cumprindo assim sua vocação de empresa cidadã e socialmente responsável.

Relato uma experiência pessoal vivida nessa época do ano. Estava em Ponta Grossa, no Paraná, cidade natal de minha esposa, e conversava com meu sogro, já nos seus 90 anos de idade, quando ele me pediu que o acompanhasse numa atividade. Ele, então, lotou uma Kombi com brinquedos e roupas do estoque de suas lojas e nos dirigimos a uma região bem pobre da cidade. Ali ele os distribuiu para crianças que saíam com um enorme sorriso de alegria pelo inesperado regalo recebido.

No caminho de volta, quem o tempo todo mostrava um sorriso nos lábios era o Seu Miguel. Eu lhe perguntei, então: “Qual a razão desse sorriso?”. E ele respondeu: “Eu aprendi o prazer de doar”.

Ele estava me ofertando uma lição de desprendimento e de obtenção de felicidade de alguém que era rotariano de coração, embora não o fosse formalmente. Nunca esqueci aqueles momentos.

Motivação
Com este exemplo em mente, concluímos que devemos nos mobilizar e atrair para estarem conosco os empresários que conhecemos e que conseguirmos motivar, despertando neles o prazer de doar. O que oferecemos de volta? A credibilidade de nossa organização, que deve dar a eles a certeza da boa aplicação dos recursos. A ubiquidade de nossos clubes, que se espalham por toda a área de atuação do Rotary e garantem a divulgação dessa parceria e a identificação de exemplar motivação. Nossa capacidade de realizar projetos sustentáveis que propiciarão a continuidade dos mesmos após o término dos recursos neles aplicados.

Inúmeros são os exemplos de projetos realizados por cada clube ou distrito que podem ser úteis para motivar estes empresários-parceiros. Somos uma organização movida pelas atitudes e pela motivação para fazer o bem. Estando motivados, podemos estimular outros a se juntarem a esta cadeia com elos fortes.

Nessa fase de transição em que se encontram organizações e sociedades, os parceiros que impulsionarmos serão cada vez mais importantes no engrandecimento de nossa atuação, tanto pelos recursos humanos e financeiros com os quais se envolverão em nossos projetos como pela motivação para que alguns desses profissionais e empresários se associem ao Rotary.

A generosidade do povo brasileiro – e nossos empresários não são uma exceção – se manifesta pela prestação de serviços a um propósito claro, a uma causa. E nós temos as seis áreas de enfoque do Rotary para dar propósito à nossa ação. Ao propiciar-lhes uma forma de consolidar sua ação social, estamos conferindo-lhes a oportunidade que procuram: identidade com a comunidade.

Sejamos a ponte que une as necessidades dos mais carentes à vontade de servir e doar de nossos parceiros em perspectiva. Nós nos surpreenderemos com os resultados.

Motivem e motivem-se a adquirir o prazer de doar.

Um feliz Natal a todos.

* O autor é Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International, curador da Fundação Rotária, membro gestor da ABTRF e associado ao Rotary Club de Curitiba-Leste, PR (distrito 4730).