Colunistas

Ampliando o bem no mundo com mais associados e mais apoio

ago 2, 2021

Em agosto, voltamos nossa atenção ao aumento do quadro associativo – e buscamos maneiras de expandir o alcance do Rotary. À medida que formamos novos clubes e atendemos ao chamado do presidente Shekhar Mehta para a iniciativa Cada Um Traz Um, é importante termos em mente como esses esforços terão impacto positivo em todos os níveis da nossa organização.

Intrinsicamente ligados, os dois maiores patrimônios do Rotary são seus associados e a Fundação Rotária. Nossa organização é formada por mais de 48 mil clubes de Rotary e Rotaract. Sem nossos dedicados associados, não poderíamos prestar os serviços que prestamos. Trabalhando em projetos de base e realizando contribuições que apoiam inúmeros programas e subsídios, nossos associados cumprem a missão da Fundação Rotária de Fazer o Bem no Mundo.

Com mais associados no Rotary, a Fundação Rotária poderia fazer o bem no mundo de forma ainda mais ampla. Teríamos um número maior de mãos para realizar projetos que levariam água limpa, saneamento e bons hábitos de higiene a mais pessoas. Teríamos mais mentes para planejar projetos de Subsídios Globais que apoiam serviços pré-natais – e assim mais bebês poderiam sobreviver. Poderíamos financiar mais Subsídios Distritais na área de alfabetização para que mais pessoas pudessem aprender a ler.

Hoje, cerca de um terço dos nossos associados apoia ativamente a Fundação com doações anuais ou por outros meios. Imagine como poderíamos expandir o alcance do Rotary se aumentássemos esse engajamento, mesmo que apenas um pouco. Mais contribuições de rotarianos significariam fundos adicionais para os Centros Rotary pela Paz, bem como mais equiparação de doações para erradicar a pólio graças à nossa parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates.

A Fundação Rotária é uma força poderosa que realiza com eficiência projetos impactantes e sustentáveis em todo o mundo. Por 13 anos consecutivos, ela tem recebido a pontuação máxima de quatro estrelas da Charity Navigator, o que é um motivo de orgulho para todos nós. Seria maravilhoso se todos os rotarianos apoiassem a Fundação de todas as formas possíveis.

Tenho um pedido simples este mês: durante a próxima reunião do seu clube, dedique 10 minutos para discutir maneiras de envolvê-lo mais com a Fundação em 2021-22. Isso poderia se dar pelo planejamento de uma iniciativa online de arrecadação de fundos ou por uma parceria com outros clubes em um projeto de Subsídio Global.

Não importa o que você faça: lembre-se de que somos nós que impulsionamos o Rotary e damos sustentação à Fundação Rotária.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.