Alfabetização Cidadã recebe homenagem do distrito 4530

out 31, 2014

Cerca de 400 pessoas da comunidade estão sendo atendidas pelo projeto que está com 12 turmas de alfabetização em funcionamento
201410311729581O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos da Universidade Católica de Brasília (UCB) foi homenageado como “instituição amiga”, no dia 25 de setembro, pelo Conselho de Governadores doDistrito 4530 devido ao reconhecimento social do programa por meio do serviço de qualidade prestado à comunidade. Ao longo de 16 anos, o projeto já beneficiou mais de 20 mil pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela educação. Neste ano, as turmas estão com cerca de 400 pessoas.

A parceria com Rotary Clubs do distrito surgiu em 2011, quando passaram a financiar o projeto, que atende pessoas não alfabetizadas acima dos 18 anos e em situação de vulnerabilidade social. O curso, com duração de 9 meses, acontece na UCB ou nas regiões do Areal, Samambaia Sul e Norte, Riacho Fundo II, Varjão, Recanto das Emas, Brazlândia, Varjão e Taguatinga. Ao todo são 12 turmas de alfabetização, sendo 11 apadrinhadas pelos clubes de Rotary e uma pela empresa Sustentare Ambiental para os funcionários do SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal). As aulas são ministradas por voluntários, estudantes da universidade, da comunidade ou de outras instituições, que recebem bolsa auxílio pelo serviço e treinamento da UCB para lecionar.

A coordenadora do projeto Alfabetização Cidadã da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), professora Maria Gleice Amélia Gomes Lemos, explica que o programa concede benefícios de proteção social básica por meio da alfabetização, como desenvolver as potencialidades e capacidades de leitura, escrita e linguagem aos estudantes. Na cerimônia de homenagem, a Prof. Gleice destacou que “é uma educação para a cidadania para uma população que vive em situação de pobreza nas regiões administrativas do DF e entorno. Fui estudante, voluntária e hoje gestora do projeto na universidade. A Universidade Católica é uma instituição comunitária que promove conhecimento em prol da comunidade. Todas as turmas estão funcionando graças à parceria com o Rotary”.

“O momento em que você tem autonomia de escrever sua própria história e conseguir não precisar mais da ajuda dos outros para coisas básicas é uma libertação. Não somente para as pessoas que foram alfabetizadas, mas para suas famílias também”, destacou a professora Gleice. Ela explicou ainda que os professores do projeto são voluntários, por isso, “a bolsa que o Rotary doa aos alfabetizadores é um incentivo para que eles concluam a formação educacional. A intenção para o próximo ano é dobrar o número de turmas a ampliar a parceria cada vez mais”.

O governador 2010-11 do distrito 4530 e responsável pela homenagem à Universidade Católica de Brasília (UCB), Daltono Umberto de Souza, defendeu a erradicação do analfabetismo por meio de políticas como essas. “Hoje, os governadores do Rotary escolheram a UCB como instituição parceira, amiga e por ter grande influência na área da alfabetização, que é uma das ênfases do Rotary Internacional. A universidade é uma instituição voltada para o ensino em todos os níveis, desde a educação da criança até ao curso superior, que se preocupa com o aspecto social ao trabalhar com comunidades carentes, nas quais há o analfabetismo. Quem teve a oportunidade de presenciar a formatura de uma turma dessas fica agradecido pelo trabalho realizado pelo programa”, finalizou.

Foto: Juliana Tito

* Fonte: Site da Universidade Católica de Brasília (por Anna Cassimira).

Tags: Distrito 4530, Alfabetização Cidadã, Conselho de Governadores, Rotary Clubs, homenagem, jovens, adultos

ARTIGOS