Alcançando o futuro

ago 1, 2023

Este ano, peço a todos vocês que pensem grande sobre a Fundação Rotária. Para alcançarmos nossos objetivos e causarmos o impacto que sabemos ser possível, devemos pensar fora da caixa e abraçar a inovação. Temos de fazer planos ousados para expandir nosso alcance hoje, amanhã e no futuro.

Comece pensando grande nos projetos apoiados pela Fundação. Se o seu clube ainda não participou de um Subsídio Distrital ou Subsídio Global da Fundação Rotária, faça deste o seu ano. Colaborar com seus companheiros de outro distrito em uma das sete áreas de enfoque do Rotary pode causar um impacto duradouro além do que você imagina. Explore o Rotary Showcase em rotary.org/showcase ou marque uma reunião do seu clube com o presidente da Comissão da Fundação Rotária de seu distrito para iniciar uma conversa.

Vamos pensar grande também acerca da arrecadação de fundos para o combate à pólio este ano. Caso ainda não o tenha feito, comece agora mesmo a planejar sua campanha do Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro. Vamos ver como os Rotaract e Rotary Clubs podem tornar as arrecadações deste ano as melhores de todos os tempos.

Pensar grande sobre a Fundação também significa lembrar que, por meio dela, nosso impacto vai além do ano rotário em curso. Vemos isso não apenas pela ênfase na sustentabilidade em nossos projetos financiados por subsídios, mas também nas iniciativas custeadas por Subsídios de Grande Escala. A propósito, o terceiro ganhador desse subsídio tem um grande desafio à frente: combater o câncer cervical e melhorar a saúde das mulheres no Egito por meio da conscientização e do acesso a cuidados preventivos.

O sucesso do modelo de concessão do Subsídio de Grande Escala reside em nossa abordagem de colaboração estreita com parceiros para ampliar métodos comprovados. Anualmente, a Fundação Rotária outorga US$ 2 milhões a um programa bem-sucedido, liderado por associados do Rotary e com potencial para beneficiar mais pessoas por meio da expansão da iniciativa por um período de três a cinco anos.

Nosso Subsídio de Grande Escala é o ápice de um pensamento grandioso: por meio dele, objetivamos estabelecer parcerias sustentáveis e projetos que ofereçam benefícios tangíveis além da fase de financiamento. Dessa forma, o Rotary e sua Fundação podem alcançar e ajudar mais pessoas em mais lugares.

Por fim, devemos nos lembrar de que nossos esforços para tornar o mundo um lugar melhor devem se estender além de nossa passagem pela terra. Para nos ajudar a atingir o saldo de US$ 2,025 bilhões no Fundo de Dotação até 2025, considere como você pode deixar um legado doando agora ou se comprometendo a doar a esse fundo. Isso garantirá que as futuras gerações do Rotary tenham mais recursos financeiros para criar mudanças positivas, assim como muitos estão fazendo agora, de muitas maneiras.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.